Agricultor consegue a graduação de mais uma filha em Odontologia na UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) promoveu na manhã desta quinta-feira (09), no Gabinete da Reitoria, solenidade extraordinária de colação de grau, de mais três concluintes dos cursos de Odontologia, Direito e Gestão Ambiental. Dentre os formandos, Layanna de Paiva Silva (Odontologia) é a segunda filha do agricultor Luiz Paulino da Silva, 52 anos, residente no Sítio Cobé, municìpio de Vera Cruz, na Grande Natal, a ser diplomada no mesmo curso, custeado com produtos colhidos e comercializados em sua propriedade rural.

Ela recebeu a graduação para assumir o cargo de Odontóloga na Prefeitura de Tangará, onde foi aprovada em concurso público para exercer a função. A primeira filha do agricultor a ser diplomada também em Odontologia foi Luana de Paiva da Silva. O agricultor Luiz Paulino conta ainda com dois filhos estudantes universitários em Fisioterapia (Laise de Paiva da Silva) e em Engenharia Civil (Laione de Paiva Silva), em Natal.

O agricultor disse se orgulhar muito de poder contar com os seus filhos recebendo diplomas de cursos superior em uma universidade do porte da UERN, e agora, vai aguardar a conclusão dos cursos de seus outros filhos para poder participar de mais uma solenidade de colação de grau.”Todo esse esforço que mantenho em oferecer estudos aos meus filhos está servindo para compensar essa oportunidade que não tive”, destacou. Ele acrescentou “hoje em dia é difícil manter uma família com o pouco que a gente tem e nossos filhos têm que estudar bastante para vencer na vida.”

Segundo ele, para alcançar esses objetivos, tem que se manter na luta, respeitando um ao outro. “Meus filhos sempre foram muito fiéis a Deus e depois a mim e a sua mãe”, lembrou. E assegurou que este é mais um sonho que qualquer pai pode ter e que fica realizado, poder dizer que dos quatro filhos, dois já receberam diplomas em Odontologia e os outros dois estão esperando os diplomas nos curso de Fisioterapia e Engenharia Civil, mesmo ele não contando sequer com o curso primário, pois nunca deixou a roça.

Luta – O agricultor destacou que sempre esteve nessa luta, em dar melhores condições de vida aos seus filhos. “Sempre trabalhei na roça. Conto com um botequim com produtos variados e o que colho no terreno, vendo no atacado como a mandioca, batata e macaxeira.”

Além de Layanna Paiva, na solenidade de Colação de Grau presidida pelo vice-reitor Aldo Gopndim, colaram grau João Paulo dos Santos (Direito), aprovado em concurso público para Oficial de Justiça no Estado do Pará, e ainda Maikon Targino da Silva (Gestão Ambiental), aprovado recentemente em Mestrado em Ciências Naturais, na UERN.