Agraciados se dizem honrados com a homenagem da Universidade

Os homenageados com a Medalha da Abolição, título instituído pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) juntamente com a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), ainda no tempo em que a Instituição era municipal, receberam as Comendas domingo (28), durante a Assembleia Universitária comemorativa dos 46 anos de fundação da Universidade. Foram três os homenageados com a medalha, além de um professor que recebeu o título de Professor Emérito e um servidor técnico administrativo que recebeu o título de Mérito Administrativo.

Os primeiros a receber as suas homenagens foram os agraciados com a Medalha da Abolição, o jornalista Francisco Canindé Queiroz, professor aposentado da Instituição, ex-diretor presidente da Fundação mantenedora da Universidade, fundador do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, no município de Assu, o responsável pela transferência da Universidade para o Campus Central no bairro Costa e Silva. Quem compareceu para receber a comenda foi a esposa dele, a também professora aposentada da UERN, Maria Emília Lopes Pereira, que disse que essa medalha foi o reconhecimento do trabalho executado pelo marido na Instituição.

Maria Emília disse que além de ter sido presidente da fundação, Canindé Queiroz, como é mais conhecido na cidade, foi diretor da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM) e exerceu o magistério em outras unidades. Canindé Queiroz não compareceu pessoalmente por motivos de saúde. Em seguida foi a vez da homenagem ao empresário, ex-aluno e ex-professor da Instituição, Rútilo Coelho de Figueiredo, que veio do Ceará para Mossoró em busca de estudar em uma faculdade e terminou por adotar a cidade.

Rútilo disse que também fez parte da história da UERN e quando chegou a Mossoró, em busca de uma formação universitária, “encontrou a Instituição com um grupo de abnegados, pois havia um compromisso de todos que concluíam o curso superior ali tinham que assumir depois uma cadeira para dar a sua parcela de contribuição como um compromisso de retribuição pelos conhecimentos que recebeu e isso criou uma relação de muita emoção com a Universidade, quando ainda era dirigida pelo saudoso professor João Batista Cascudo Rodrigues e por onde passou também Canindé Queiroz como presidente da fundação, então, receber esta homenagem é reviver essa emoção dessas quatro décadas que transformaram a Universidade hoje em uma das melhores do Brasil”, concluiu.

O professor Milton Marques de Medeiros, reitor na gestão anterior, que também recebeu a Medalha da Abolição, disse que receber essa homenagem foi um prêmio. Milton Marques era professor da Faculdade de Direito, onde ministrava a cadeira de Medicina Legal e foi o primeiro diretor da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), onde está o curso de Medicina, sendo depois eleito para o cargo de Reitor por dois mandatos. Ele disse que “esta comenda foi estabelecida em conjunto pela UERN e PMM, o que representa a comunidade como um todo lhe prestando uma homenagem”.

O ex-reitor disse ainda que a escolha dos nomes para receber esta comenda passa por um processo muito rigoroso em uma comissão que recebe vários nomes e um tema. Segundo Milton Marques, o tema desse ano foi “Liberdade pela informação” e isso de certa forma facilitou a escolha do seu nome, tendo em vista que tem uma segunda atividade que já exerce há algum tempo na área da comunicação como diretor de um canal de televisão e de um sistema de televisão a cabo, além de uma emissora de rádio.

O ex-reitor disse que se sente muito honrado em ser homenageado dentro daquela que se pode chamar de maior obra criada dentro do Rio Grande do Norte. “Hoje a UERN está presente em todo o Estado e se há 40 anos já era importante dentro dos seus modelos, agora adquiriu uma maior importância dentro dos modelos atuais, pois evoluiu muito, cresceu não apenas fisicamente, mas academicamente, pois tem em seu quadro de pessoal, profissionais com qualificação de graduação e pós-graduação, vários cursos de stricto sensu e, portanto, está no acento semelhante a todas as universidades federais e estaduais do Brasil, podendo ser considerada uma boa universidade e que presta excelentes serviços à sociedade”, concluiu. Milton Marques fez o discurso de agradecimento por todos os homenageados com a medalha e dedicou a homenagem aos familiares dos agraciados.

Mérito Administrativo – Homenageada com o título de mérito administrativo, a técnica administrativa Neuma de Medeiros declarou que se sentia muito honrada por este título. “É o reconhecimento da importância do seu trabalho dentro da Instituição. Eu já me sentia prestigiada pelo fato de ter sido convidada a permanecer prestando serviço mesmo depois da aposentadoria e agora com esta comenda tenho a certeza de que o meu trabalho sempre foi muito valorizado”, disse a agraciada.