Ações e projetos de extensão beneficiam mais de 120 mil pessoas no RN

As ações e projetos extensionistas da UERN beneficiam milhares de pessoas do Rio Grande do Norte. Conforme um relatório organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), mais de 120 mil pessoas da comunidade participaram desses projetos em 2019.

Esses números são reflexo do crescimento da institucionalização das ações extensionistas na UERN, que elevou em mais de 400% o público atendido por ações nas áreas de Saúde, Educação, Arte e Cultura e Comunicação. Ao todo, a UERN possui 226 ações institucionalizadas.

Um dos principais projetos é o Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FESTUERN). Neste ano, o festival envolveu 600 crianças e adolescentes de várias escolas públicas do Estado, o público chegou a 3 mil pessoas.

Na cidade de Caicó, as clínicas odontológicas realizam mais de 1 mil procedimentos por ano, beneficiando a população do Seridó. Os ambulatórios da Faculdade de Enfermagem, com uma média anual de 2 mil atendimentos, e da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), com 27 especialidades médicas e uma média anual de 2.500 atendimentos, beneficiam diretamente a saúde da população.

Esses e outros núcleos de Extensão, como a EdUCA, em Natal, a Escola de Música e a Escola de Idiomas, em Mossoró, mostram como a UERN tem presença marcante na comunidade.

A parceria da UERN com o Projeto Esperança, desenvolvido na Paróquia de São José, oferece diversas atividades para crianças, jovens e adultos, como, por exemplo, balé, dança, teatro e aulas de instrumentos musicais. Os grupos de Teatro e Dança Universitários (GRUTUM e GRUDUM), respectivamente, também participam das ações.

Para 2020, áreas como o letramento, a inclusão cidadã da juventude, a qualificação dos envolvidos nos arranjos produtivos e na economia criativa são desafios que a UERN quer enfrentar, ampliando parcerias com entidades, empresas, escolas, associações e sociedade civil.