Acervo particular de João Batista Cascudo Rodrigues é doado à UERN

O Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NUDOPH/UERN) recebeu nesta quarta-feira, 03 de fevereiro, um acervo com 44 volumes de documentos, livros, correspondências e arquivos pessoais do Reitor fundador da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), prof. João Batista Cascudo Rodrigues (in memoriam).

O professor Dr. Fabiano Mendes, vice-diretor do NUDOPH, explica que o acervo particular veio de Brasília/DF e foi doado pela família de João Batista Cascudo Rodrigues – cuja gestão na UERN transcorreu no período de 1968 a 1973. João Batista Cascudo Rodrigues nasceu em Mossoró, no dia 23 de junho de 1934, e faleceu, em Brasília, em 03 de outubro de 2009.

“Esses documentos podem ser utilizados posteriormente para pesquisas históricas e também literárias, já que João Batista era um intelectual”, ressalta Fabiano Mendes.

O chefe do Departamento de História, prof. Dr. Lindercy Lins, ressalta que o acervo será catalogado e registrado. “Todo esse processo de catalogação e registro deve demorar alguns meses”, afirma Lindercy Lins, acrescentando que os alunos e professores do curso de História estarão envolvidos nesse processo.

O NUDOPH é dirigido pelo professor Dr. Lemuel Rodrigues e agrega o Laboratório de História Oral e Imagem (LABHORI).