Ação leva cidadania à população carente de Mossoró

O Núcleo de Prática Jurídica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou ação de cidadania na tarde desta sexta-feira (23) a Prática Jurídica no Bairro. A ação foi realizada no Bairro Vingt Rosado com o objetivo de levar assistência jurídica, esclarecimentos e acompanhamento judicial totalmente gratuito à população carente de Mossoró.

Nesta primeira edição, uma equipe formada de aproximadamente 25 estudantes do curso de Direito e 4 professores realizou atendimento e cadastrou pessoas do bairro. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica, Karoline Sales, o objetivo da ação é levar o aluno à sociedade, levando esclarecimentos sobre os direitos mais básicos à população. “O projeto consiste em facilitar o acesso do escritório-modelo da Prática Jurídica à toda a comunidade”, afirmou.

A estudante do 8º Período do Curso de Direito, Fernanda Gonçalves, aprovou a iniciativa. Segundo ela, essa ação fará uma grande diferença em sua formação profissional. “É essencial para o aluno de Direito ter esse contato com a população, com seus problemas, a fim de levar esse serviço à população, esclarecendo, informando e ajudando a garantir seus direitos”, afirmou.

A população também aprovou a iniciativa. A dona de casa Jayane Amorim (22) aproveitou a ação para obter informações sobre pensão alimentícia. Ela elogiou a iniciativa, afirmando que o fato do serviço ser oferecido no bairro fez a diferença, uma vez que dificilmente conseguiria se deslocar até o centro de Mossoró para procurar o atendimento. Outra dona de casa, Bertilene Fernandes (44), também aproveitou o atendimento da Prática Jurídica da UERN no bairro para dar entrada no processo para corrigir um erro na certidão de nascimento de sua filha. Ela conta que há dez anos percebeu esse problema, o que a tem impedido de fazer o documento de identidade da filha. “Eu já sabia desse trabalho da Universidade, mas nunca tinha tempo de ir até lá, para dar início a esse processo. Hoje aproveitei para resolver esse problema aqui mesmo no bairro”, afirma a dona de casa.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, sub-seccional Mossoró, advogado Aldo Fernandes, esteve presente na ação e avaliou positivamente a iniciativa da UERN. “A OAB tem uma função social e esses estudantes já estão começando a desempenhar esse papel ainda na Universidade. Esse contato direto com a população, com os casos, muito contribui para a formação desses estudantes, que têm a oportunidade de atingir a maturidade acadêmica e jurídica que contribuirá para a sua formação profissional”, afirmou o presidente da OAB.

O Reitor eleito da UERN, professor Pedro Fernandes, também acompanhou a ação realizada pela Prática Jurídica. Ele ressaltou a importância da iniciativa, que segundo ele, é de extrema importância para a Universidade e para a sociedade. “O trabalho desenvolvido pela Prática Jurídica da UERN é de extrema importância tanto para a formação acadêmica dos estudantes como para a população, que tem acesso gratuito a um advogado e aos seus direitos, sendo acompanhado por um estudante que já está prestes a entrar no mercado de trabalho e supervisionado por um professor. Com essa ação realizada hoje, a UERN está indo além. Está aproximando a Universidade da sociedade e garantindo o acesso dessas pessoas ao direito. É a UERN cumprindo seu compromisso com a defesa dos direitos fundamentais e com a cidadania e preparando seu aluno para o exercício profissional. É isso que queremos para o futuro da nossa instituição”, afirmou o Reitor eleito.

O Núcleo de Prática Jurídica da UERN realiza atendimentos gratuitos de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Sua sede fica localizada na Avenida Alberto Maranhão, próximo à CAERN. O telefone para informações é o (84) 3315-2105.