Ação Leitura 2015 terá sessão especial no complexo da UERN em Natal

A Ação Leitura 2015, um evento idealizado pela Editora e o coletivo de escritores Jovens Escribas, chega a mais uma edição a partir do dia 11 deste mês, se estendendo até o dia 16, com o objetivo de promover a leitura durante uma semana inteira por meio de uma mensagem simples e essencial: “ler pode ser muito divertido”. O Ação Leitura acontece de forma itinerante em diversos espaços e esse ano terá uma sessão especial no Complexo Cultural da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no dia 14, às 14h30.

A abertura oficial do evento acontece no Teatro Alberto Maranhão (TAM), no dia 11 de maio, e contará com a participação dos alunos do Campus de Natal. O patrocínio é da UNIMED NATAL, Lei Djalma Maranhão e Prefeitura do Natal, com a meta de alcançar um público de mais de 4.000 pessoas (tendo estudantes como a grande maioria).

O assessor de Comunicação, Carlos Fialho, informa que o trabalho da Ação Leitura teve início bem antes da realização do evento, com visita da produção do evento às escolas para os primeiros contatos com professores, diretores e coordenadores. Também foram firmadas parcerias que viabilizaram o evento com uma metodologia eficaz de estímulo à leitura. Os professores de português e literatura trabalharam textos de autores participantes do evento previamente em salas de aula. Este trabalho prévio provoca um envolvimento muito maior de escolas e estudantes com a leitura dos autores com quem vão encontrar. Em 2015, serão mais de 50 instituições contempladas.

A dinâmica do projeto prevê a leitura dos textos dos autores que estarão no evento, de modo que a plateia possa trocar ideias com os autores. No curso de Ciências da Religião foram selecionados alguns textos que vêm sendo explorados no âmbito da disciplina de produção textual e no Projeto de Extensão Virando a página. E que a participação da UERN no Ação Leitura é bastante significativa uma vez que outras instituições de educação e formação superior já integram esse circuito. Este ano, a AÇÃO LEITURA terá os seguintes autores convidados: Clotilde Tavares, Regina Azevedo, Alice Carvalho, Pablo Capistrano, Patrício Jr., Carlos Fialho, Ruy Rocha, Márcio Benjamin, Carito, Thiago de Góes, Mario Prata (SC), Gregório Duvivier (RJ) e Joca Reinners Terron (SP).

Abertura oficial – segunda-feira
Homenagem a Tarcísio Gurgel e Manoel Onofre Jr.
Palestra com Mario Prata
Show com Camila Masiso e Diogo Guanabara
Teatro Alberto maranhão – 11/05 (segunda-feira) – 19h
Solicitar Ingresso Gratuito pelo jovensescribas@gmail.com
Autores e Atores – Leituras dramáticas
Atores de grupos de teatro locais interpretam textos de autores presentes no evento.
Barracão do Clowns – 12/05 (terça-feira) – 19h – Acesso gratuito
Mario Prata e Joca Reinners Terron na UFRN
A Biblioteca Central Zila Mamede recebe dois dos maiores autores do país.
BCZM – 13/05 (quarta-feira) – 14h – Acesso gratuito
Joca Reinners Terron na UnP
O Campus da Floriano Peixoto recebe um dos melhores escritores contemporâneos.
BCZM – 13/05 (quarta-feira) – 19h
Joca Reinners Terron na UERN
O Campus da UERN, na Zona Norte, recebe um dos melhores escritores contemporâneos.
UERN – 14/05 (quinta-feira) – 17h30
Poesia Esporte Clube
Um sarau comandado por Ruy Rocha.
Casa da Ribeira – 14/05 (quinta-feira) – 19h – Acesso gratuito
IapoisPoesia Especial.
A nova geração da poesia natalense num recital bem especial.
Teatro da Cultura Popular – 15/05 (sexta-feira) – 14h – Acesso gratuito
Bazar Independente Especial – com Gregório Duvivier
Evento realizado mensalmente em Ponta Negra em edição especial da AÇÃO LEITURA
Espaço Cultural Duas – 16/05 (sábado) – 16h – Acesso gratuito
O Ação Leitura 2015 é uma realização dos Jovens Escribas e Programa Unimed Cultural.
Patrocínio: UNIMED NATAL, Lei Djalma Maranhão e Prefeitura do Natal.
Apoios e parceiros: Camarões, Helisom, Teatro Alberto Maranhão, Casa da Ribeira, Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, Biblioteca Central Zila Mamede (UFRN), Curso de Letras da UnP, Unigráfica, Espaço Cultural Duas, Fundação José Augusto, Secretaria Municipal de Cultura, Parque da Cidade, Teatro de Cultura Popular, InterTV Cabugi, 96 FM, IDE (instituto para o Desenvolvimento da educação), Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Estadual de Educação.