Ação da Uern visa arrecadar mil garrafas PET

Na tarde deste sábado, 31, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), através do Programa Bio Ação, do departamento de Ciências Biológicas, promoveu o Dia D da Campanha de Arrecadação de Garrafas PET com capacidade de 2 litros. A iniciativa é mais uma ação do projeto Uern no Parque, realizado no Parque Municipal Maurício de Oliveira.

A campanha tem como objetivo a arrecadação de mil garrafas. Após higienizadas, as garrafas serão utilizadas para armazenar detergente neutro que está sendo produzido pelo “Projeto Química UERN contra a Covid”, desenvolvido desde o início da pandemia pelo departamento de Química da Uern.

“Dentro da política de biossegurança para o retorno das atividades presenciais na Instituição, os cursos de Ciências Biológicas e de Química estão desenvolvendo essa ação, o primeiro com o recolhimento das garrafas PET e o segundo com a produção do detergente, que será armazenado nas embalagens arrecadadas, e distribuído para as unidades acadêmicas”, informa o chefe do departamento de Ciências Biológicas, Egbeto Mesquita.

A reitora em exercício, Fátima Raquel Rosado Morais, destaca que, além de contribuir com a questão ambiental, a ação de arrecadação de garrafas irá contribuir para armazenamento do sabão líquido que garantirá a biossegurança nos espaços da Universidade. “Essa parceria possibitará a discussão do plano de retomada das atividades presenciais, quando possível, de forma segura, garantindo que os espaços sejam higienizados de forma adequada, tal qual esse momento exige”, declara.

A coordenadora do projeto, a professora Daniela Peretti, informa que a campanha de arrecadação de garrafas PET segue com pontos de arrecadação na Reitoria, no Epílogo de Campos e no Campus Central. “O ideal é que sejam doadas garrafas de dois litros, em boas condições, sem ser amassada ou furada, e com tampa”, orienta a professora.