...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

ABRUEM propõe à Capes um diálogo em torno da política de pós-graduação

Integrantes da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) se reuniram no último dia 10 de abril com o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Anderson Correia. Durante a reunião, a Associação entregou ofício à Capes com algumas propostas.

Como presidente da Câmara de Pós-graduação da ABRUEM, o reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto participou da reunião e defendeu a participação da Abruem nos comitês da Capes.

O diálogo proposto pela Abruem é o de reavaliação da política de pós-graduação brasileira no intuito de aprimorar os processos e assegurar o atendimento das demandas da sociedade. Foram propostas à Capes algumas pautas de diálogo, como a realização de um diagnóstico da pós-graduação, pesquisa, inovação e internacionalização das universidades estaduais e municipais.

Além disso, foi proposta a união de forças intersetoriais em torno do pedido de revisão de cortes orçamentários do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação e do Ministério de Minas e Energia e solicitada a retomada do financiamento, via Capes, às ofertas Minter e Dinter. Entre as demandas repassadas também está a retomada da política de internacionalização com editais que atendam às expertises das instituições de ensino superior.

Entre as autoridades que participaram da reunião, estavam o reitor Antônio Guedes Rangel Junior (UEPB), presidente em exercício da ABRUEM, os reitores Pedro Fernandes (UERN), Gustavo Pereira (UEMA), Miguel Sanches (UEPG), Rodrigo Bruno Zanin (Unemat) e o vice-reitor da UEMS, Laércio Carvalho.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Abruem

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support