ABRUEM propõe à Capes um diálogo em torno da política de pós-graduação

Integrantes da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) se reuniram no último dia 10 de abril com o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Anderson Correia. Durante a reunião, a Associação entregou ofício à Capes com algumas propostas.

Como presidente da Câmara de Pós-graduação da ABRUEM, o reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto participou da reunião e defendeu a participação da Abruem nos comitês da Capes.

O diálogo proposto pela Abruem é o de reavaliação da política de pós-graduação brasileira no intuito de aprimorar os processos e assegurar o atendimento das demandas da sociedade. Foram propostas à Capes algumas pautas de diálogo, como a realização de um diagnóstico da pós-graduação, pesquisa, inovação e internacionalização das universidades estaduais e municipais.

Além disso, foi proposta a união de forças intersetoriais em torno do pedido de revisão de cortes orçamentários do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação e do Ministério de Minas e Energia e solicitada a retomada do financiamento, via Capes, às ofertas Minter e Dinter. Entre as demandas repassadas também está a retomada da política de internacionalização com editais que atendam às expertises das instituições de ensino superior.

Entre as autoridades que participaram da reunião, estavam o reitor Antônio Guedes Rangel Junior (UEPB), presidente em exercício da ABRUEM, os reitores Pedro Fernandes (UERN), Gustavo Pereira (UEMA), Miguel Sanches (UEPG), Rodrigo Bruno Zanin (Unemat) e o vice-reitor da UEMS, Laércio Carvalho.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Abruem