Abruem passará a se chamar Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais

A equidade de gênero foi um dos temas de discussão no 67º Fórum da Abruem, que acontece em Maceió, Alagoas, reunindo reitoras e reitores de universidades estaduais e municipais de todas as regiões do país.

A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Cicília Maia, fez a defesa de que haja maior representatividade das mulheres em cargos de liderança nas universidades e na própria Abruem. Ela apresentou algumas ações realizadas na Uern com esse objetivo, como a Resolução nº 053/2021 CD/FUERN, que estabeleceu o mínimo de 50% das vagas referentes aos cargos de Chefia/Subchefia de Gabinete, Pró-Reitorias titulares/adjuntas, Diretorias e Assessorias vinculadas à Reitoria sejam ocupadas por servidoras mulheres.

Ela também chamou a atenção para a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – ONU, quanto aos objetivos de desenvolvimento sustentáveis – ODS, meta 5 de igualdade de gênero, que visa garantir a participação plena e efetiva das mulheres e oportunidades iguais de liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública.

Em reunião do pleno, a Associação decidiu fazer uma alteração no nome da entidade, que passará a se chamar Associação Brasileira das Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais.

“Esse pequeno gesto demonstra o respeito pela equidade de gênero e por toda luta que mulheres vêm empreendendo de forma global ao longo dos anos, para ocupar espaços de liderança e serem reconhecidas de forma igualitária, nem mais e nem menos. A equidade deve ser priorizada no planejamento das ações e na representação das entidades. Mais do que uma palavra bonita, a equidade deve ser tratada como princípio e como prática”, afirmou a reitora.