Abertura do Festival de Teatro da UERN será marcada com lançamento de livro sobre os 10 anos

O lançamento do livro ‘FESTUERN – O ensino de artes no contexto escolar: contribuições do festival de teatro para escolas públicas do Rio Grande do Norte’ marcará a abertura do Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. A abertura do FESTUERN 2014 acontece na próxima segunda-feira (13) a partir das 19h, no Teatro Dix-huit Rosado. O Festival segue até o dia 20, nos horários da tarde e da noite. A entrada custa 1 kg de alimento não-perecível.

A solenidade de abertura da décima edição do FESTUERN contará também com apresentação teatral que abordará um dos típicos cenários nordestinos, o grupo “Companhia Cênica”, do município de Parnamirim, que encenará o espetáculo “Andarilhos do Coração”, uma adaptação do texto “Torturas de um coração”, do homenageado Ariano Suassuna. O Festival segue até o dia 20, nos horários da tarde e da noite.

LIVRO – A coordenação do evento informa que na abertura da décima edição do FESTUERN, que acontecerá no Teatro Municipal Dix-huit Rosado após o lançamento do livro, será feita a sua distribuição para as escolas públicas de todo Estado. “O livro tem como objetivo contar um pouco da trajetória do Festival nessas 10 edições. Queremos incentivar o desenvolvimento da arte do teatro nas escolas do nosso Estado e vamos distribuir essa edição nas escolas”, destaca Alexandre Náder, coordenador geral do FESTUERN 2014.

O livro é escrito por professores que participaram dos festivais, possuindo um total de 6 artigos falando sobre o evento, tendo ainda a contribuição de duas monitoras. “O livro contará também com anexos referentes as edições anteriores, contendo imagens e materiais das edições passadas”, destaca Alexandre. Serão distribuídos 1000 exemplares do livro para escolas públicas.

O FESTUERN 2014 é patrocinado pela Petrobras, através da lei estadual de incentivo a cultura, a Lei Câmara Cascudo e ainda pela Secretaria de Educação do Estado, com apoio da Prefeitura Muncipal de Mossoró e TCM (TV Cabo Mossoró).