ABERTURA da SEMANA POTIGUAR DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA OCORRERÁ EM MOSSORÓ

Com o tema “Ciência para o desenvolvimento sustentável” será aberta nesta segunda-feira, dia 18 de outubro, a Semana Potiguar de Ciência e Tecnologia, cuja programação está integrada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A abertura oficial ocorrerá hoje(18) em Mossoró, às 19h, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Comporá a programação, em Mossoró, a Exposição Paisagens Cósmicas: da Terra do Big Bang, que faz parte do programa “From Earth To Universe”, um dos projetos globais do Ano Internacional da Astronomia, comemorado em 2009. Na oportunidade, haverá o lançamento do livro “Um olhar de águia para o rosado da caatinga” de autoria de Ludmilla Carvalho Serafim de Oliveira. O livro é resultante da pesquisa de mestrado, no Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A obra discute os problemas ambientais da cidade de Governador Dix Sept Rosado, distante 34 quilômetros de Mossoró. O foco é a exploração extrativista de madeira e de calcário, principais atividades econômicas da localidade.

A autora, que é professora do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) afirma o trabalho tem a preocupação com o futuro deste município que utiliza seus recursos naturais sem um planejamento que vise a sustentabilidade. Para ela, no entanto, não é apenas buscar soluções, mas acima de tudo colocar as ações em práticas, para garantir à cidade, uma economia crescente baseada na qualidade de vida dos seus munícipes e com um meio ambiente equilibrado sustentavelmente.

Paisagens Cósmicas – Composta por painéis fotográficos de denso conteúdo científico, a exposição mostra ao público imagens do sistema solar captadas por lentes de poderosos telescópios e naves espaciais. A exposição ficará aberta à visitação de 19 a 29 de outubro, com exceção de sábados, domingos e feriados. Haverá monitores para guiar os grupos durante as visitas que forem previamente agendadas.

Coordenada pela Fundação de Apoio à pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN), a Semana Potiguar de C&T conta com a participação do IFRN, UERN, Ufersa e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Fonte: FAPERN
Texto: Jornalista Mônica Costa