Abertura da Semana de Filosofia marca 10 anos do Campus Caicó

Uma noite de festa marcou a abertura da V Semana de Filosofia do Campus Caicó-UERN, ocorrida na noite da última segunda-feira (03). O evento marcou os 10 anos do Curso de Licenciatura em Filosofia/UERN em Caicó, e o próprio Campus Caicó.

Na oportunidade, foi prestada uma homenagem ao professor aposentado João Batista Xavier, que esteve à frente do processo de implantação do curso de Filosofia, em princípio utilizando a estrutura do Colégio Diocesano (antigo Seminário) e posteriormente, do Campus Caicó, de onde foi o primeiro diretor.

O professor José Francisco das Chagas Souza, coordenador pedagógico do Curso de Filosofia do Campus Caicó, destacou a luta do professor João Batista para a implantação do curso. “Homenagear o professor João Batista é homenagear a própria Universidade. Sua vida se confunde com a própria UERN.”, afirmou o coordenador.

O Reitor Milton Marques entregou a Placa Comemorativa com Menção Honrosa ao Professor João Batista e afirmou que sua presença na implantação do Curso de Filosofia e do Campus Caicó foi fundamental. “O curso de Filosofia teve a felicidade de ter como gestor o professor João Batista Xavier, um homem pró-ativo em todos os aspectos”. O Reitor também prestou homenagem à Diocese de Caicó e ao Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese da Região Metropolitana de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, que na época da implantação do curso, era Bispo Diocesano de Caicó. “A Igreja sempre esteve aberta, no sentido de receptividade ao projeto de implantação dos Curso de Filosofia em Caicó, e merece todo o aplauso da Universidade nesse sentido”, afirmou o Reitor.

Lançamento – Durante a abertura da V Semana de Filosofia do Campus Caicó foi lançado o livro “Filosofia, Educação e Saúde: Interfaces”, de organização dos professores Dax Fonseca Morais Paes Nascimento, Érika Janine Dantas da Silveira, Isabela Pinheiro Cavalcanti Lima e Marcos de Camargo Von Zuben. A obra é o resultado do trabalho desenvolvido por um grupo de pesquisa em Caicó com uma perspectiva interdisciplinar. É uma coletânea de artigos de 17 autores dos cursos de Filosofia, Odontologia e Enfermagem. “É uma contribuição do Campus Caicó para o avanço na Ciência”, afirmou o professor Marcos Von Zuben.

A V Semana de Filosofia do Campus Caicó prossegue até o próximo dia 07, no Centro Educacional José Augusto (CEJA). O evento aborda o tema “Filosofia e Ensino: 10 anos nas trilhas do Seridó” e retoma as semanas de Filosofia realizadas até o ano de 2005. Seu objetivo é promover espaço de divulgação da atividade filosófica que vem sendo produzida no Campus Caicó, bem como identificar encaminhamentos e provocar reflexões sobre as questões suscitadas pelo contexto histórico.

Mais informações no www.semandadefilosofiacaico.blogspot.com