Aberto I Seminário de Socialização e Avaliação do PARFOR

Foi aberto na noite desta quarta-feira o I Seminário de Socialização e Avaliação do PARFOR (Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica), realizado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROEG/UERN).

O evento, cujo tema é “Experiência do PARFOR na UERN: perspectivas e avaliação”, transcorre até o dia 6 de dezembro, reunindo professores da rede pública de ensino que são alunos dos cursos oferecidos pela UERN através do programa realizado em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Até lá serão realizadas mesas-redondas, conferências e reuniões de grupos de discussão.

A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Inessa Linhares, destacou a importância do evento. “Nós entendemos que esse evento é importante por servir de avaliação do PARFOR. Essa é a hora certa para isso”, frisou.

A palestrante da abertura do evento foi a analista em Ciência e Tecnologia da CAPES, que ministrou a palestra “O Papel do PARFOR no Contexto das Políticas Públicas de Formação Continuada de Professores”. Ela destacou a importância da UERN para o PARFOR. “Eu enxergo que a UERN corresponde às expectativas dessa formação do PARFOR por ser uma ferramenta de interiorização do ensino superior. É uma universidade que se encaixa na vocação do programa”, acrescentou.

O reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto seguiu na mesma linha. “O PARFOR é uma das parcerias mais importantes que temos com a CAPES. É por meio dela que formamos professores da rede básica e damos a oportunidade de terem uma segunda licenciatura. Cumprimos um papel importante na formação de professores ao levar o ensino superior ao interior do Nordeste”, disse.