...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPRESAS INCUBADAS

Estão abertas, desde o dia 8/10, as inscrições ao processo seletivo do Centro de Incubação Tecnológica do Semiárido (CITECS-UERN), visando o preenchimento de vagas para o processo de incubação residente e não-residente.

As inscrições deverão ser formalizadas junto à Secretaria da Incubadora no Departamento de Administração do Campus Central da UERN (BR 110 – Km 48 – Rua Professor Antonio Campos – Costa e Silva – Mossoró/RN) das 8h às 11h e das 19 às 22h; ou na Fundação de Apoio à Geração de Emprego e Renda (FUNGER), localizada à rua Rui Barbosa nº 282, Alto da Conceição, das 7h às 13h, ou na Agência II da FUNGER (rua Sabino Valentim, s/n, Conjunto Walfredo Gurgel, Bairro Alto de São Manoel).

No edital (disponível no link abaixo) constam todas as normas do processo seletivo, bem como a documentação necessária.

O CITECS-UERN foi inaugurado no dia 8 de outubro. O ato solene, ocorrido no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC-UERN), contou com as presenças do reitor da UERN, Milton Marques de Medeiros; prefeita Fátima Rosado, diretor de Administração e Finanças do Serviço Brasileiro de Apoio Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN), Murilo Diniz, da presidente da Fundação de Apoio à Geração de Emprego e Renda (FUNGER), Isabel Montenegro; do diretor do escritório regional do Sebrae em Mossoró, João Vidal Fernandes, e vereadora Cláudia Regina.

Também participaram da solenidade, entre outros, pró-reitores, pró-reitores-adjunto, chefes de unidades acadêmicas, professores e estudantes.

Em seu discurso, a presidente da Funger, Isabel Montenegro, destacou a importância da parceria entre as instituições para vencer as crises financeiras que se sucedem, e lembrou que a Embraer, uma das maiores empresas brasileiras, foi, em seus primórdios, uma empresa incubada.
Murilo Diniz, por sua vez, afirmou que um dos grandes objetivos das incubadoras de empresas é trazer o pequeno empreendedor para a formalidade. “O sucesso de incubadora de empresas no Rio Grande do Norte é tão acentuado que já estamos pensando para os próximos meses criar uma incubadora para empresas das áreas de petróleo e gás”, anunciou.

Para a prefeita Fátima Rosado, a implantação de uma incubadora de empresas permitirá que os pequenos empreendedores recebam orientação e suporte necessário quando da criação de suas micro e pequenas empresas. “Com o seu próprio negócio, o trabalhador tem independência e, por consequência, cidadania”, frisou a prefeita.

O reitor Milton Marques classificou a criação do CITECS como “uma idéia feliz que se cristaliza no fato”. Na opinião do reitor, a incubadora de empresas vai possibilitar que as empresas tenham uma maior sobrevida. “Atualmente, das empresas que nascem empiricamente, cerca de 80% desaparece logo. Já aqueles que são fruto de planejamento, de estudo, essas têm vida longa. Por isso a importância de uma incubadora, para oferecer esse suporte técnico e logístico necessário as empresas que estão nascendo”, destacou.

Além da inauguração do CITECS, houve a assinatura de convênio entre a prefeitura (via Funger), Sebrae (que dará o aporte técnico-financeiro) e a UERN, que oferecerá os conhecimentos técnicos-especializados, e o lançamento do edital público de seleção dos incubados . Serão oferecidas 2 vagas para incubadas residentes e 3 à distância.

O QUE É UMA INCUBADORA DE EMPRESAS?

É um local onde as empresas criadas recentemente estão concentrada em um espaço específico. Seu objetivo é melhorar a taxa de sobrevivência por meio do fornecimento de um espaço modular com recursos básicos (telefone, fax, estrutura computacional) e apoio de gestão. A principal ênfase é o desenvolvimento local e regional.

QUAIS AS VANTAGENS?
Contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, pois induz o surgimento de unidades produtivas, aumenta a taxa de sobrevivência das empresas, reduz o volume de capital necessário para se montar uma empresa, além do apoio ao desenvolvimento local.

O QUE É CITECS?

O CITECS – Centro de Incubação Tecnológica do Semiárido é uma incubadora de empresas que surgiu a partir de um projeto de extensão idealizado pela professora Ana Augusta da Silva Campos, do Departamento de Administração, que hoje se encontra fazendo Doutorado em Salamanca – Espanha. Atualmente, o projeto é coordenado pela professora Jacinta de Fátima Martins Malala.

QUAIS OS OBJETIVOS DO CITECS?

Apoiar técnica e gerencialmente as micro e pequenas empresas inovadoras e tradicionais;
Disponibilizar serviços técnicos especializados;
Fortalecer a capacitação empreendedora;
Estimular a criação e implantação de novas empresas no mercado.

O Brasil conta atualmente com 500 incubadoras de empresas; são 4.500 empresas incubadas. Juntas, elas faturam R$ 400 milhões/ano
Há, no Rio Grande do Norte, 6 incubadoras de empresas. A expectativa é que até o final de 2010, esse número aumente para 20

Clique nos links abaixo para acessar o edital e os documentos necessários a participação no processo de seleção.

EDITAL 001/2009 CITECS

CARTA DE INTENÇÃO PF

CARTA DE INTENÇÃO PJ

FICHA DE INSCRIÇÃO

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support