ABERTAS INSCRIÇÕES PARA OITAVA EDIÇÃO DO MAIOR FESTIVAL DE TEATRO ESCOLAR DO RN

O Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FESTUERN) chega em sua oitava edição trazendo novidades.  Nesta edição, a escola ou grupo universitário interessado poderá fazer sua inscrição on-line até o dia 29 de abril, no endereço http://www.uern.br/festuern/. Quem quiser também pode efetuar a inscrição pessoalmente na PROEX ou por meio do FAX: 3315-2182.

O FESTUERN se carateriza por ser o maior evento da UERN e o maior festival de teatro escolar do Estado, conseguindo em suas edições anteriores um público de aproximadamente 65 mil pessoas e a participação de mais de 190 escolas.

O projeto tem como objetivo unir a arte a educação e proporcionar a criação de grupos teatrais permanentes nas escolas do públicas do Rio Grande do Norte, de forma a transformar sócio-culturalmente a comunidade escolar. Em busca de uma constante inovação, o FESTUERN traz em sua oitava edição várias novidades que beneficiarão ainda mais as escolas participantes.

Buscando uma maior abrangência e incentivo a formação dos grupos teatrais, inclusive aqueles que não forem selecionados, nesta edição, o FESTUERN irá selecionar os espetáculos para o festival através de uma apresentação preliminar feita pelo grupo teatral na própria escola. O objetivo é mostrar que independente de participar do festival, as escolas têm condições de formar um grupo teatral.

Outra novidade é a criação de atividades didático-pedagógicas que visa unir as disciplinas vistas em sala de aula ao texto teatral que o grupo apresentará no festival. Isso acontecerá através da orientação de professores da UERN e com a execução dos próprios professores da escola. Além disso, será intensificado o trabalho de concepção dos espetáculos e do enriquecimento cultural dos alunos participantes por meio de oficinas artístico-culturais, que abordaram diversos aspectos das artes cênicas e de cultura de um modo mais pedagógico.

Este ano também será lançado o “Circuito FESTUERN” que premiará as cinco melhores apresentações do festival com uma pequena turnê de apresentações em várias escolas do Estado, proporcionando a estas a formação de um calendário cultural.

O FESTUERN acontecerá de 16 a 23 de outubro de 2011 no Teatro Municipal Dix-huit Rosado e tem como tema central “Cinema: a arte de reciclar ideias”. Poderão participar do festival todas as escolas da rede de ensino público do Rio Grande do Norte e grupos de teatro das Instituições de Ensino Superior do Estado. Estão sendo destinadas 30 vagas para as escolas da rede pública e 6 vagas para os grupos das entidades de ensino superior.

Mais informações: Pró-Reitoria de Extensão localizada no Campus Central da UERN ou no ACEU localizado na rua Mário Negócio no centro da cidade.
O contato também pode ser feito através dos telefones: 3316-2868 e 3315-2126 ou dos e-mails: assessoria.proex@uern.br e festuern2011@gmail.com, – Adalberto Veronese – Coordenador Geral do VIII FESTUERN.