Aberta segunda etapa da I Exposição da Luz no Memorial da Resistência

Mais de mil pessoas visitaram a primeira etapa da Exposição da Luz no Partage Shopping Mossoró, no período de 13 de novembro a 1º de dezembro. Agora, o público poderá conferir o acervo da exposição na sala Joseph Boulier, no Memorial da Resistência de Mossoró (MRM).

A segunda etapa da I Exposição da Luz foi iniciada nesta quarta-feira (4). A solenidade de abertura contou com apresentação do grupo Extensarte, do projeto Esperança, e com as presenças da vice-reitora da UERN, professora Fátima Raquel, do vigário-geral da Diocese de Santa Luzia, padre Flávio Augusto, e da prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini.

A exposição segue aberta ao público até o dia 20 de dezembro, nos horários das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sábado, no domingo o horário será das 13h às 17h. Conforme o coordenador da exposição, Nelson Filho, o acervo conta mais de 100 peças, entre documentos, objetos e fotografias.

A UERN é uma das parceiras da iniciativa organizada pela Paróquia de Santa Luzia e pela Diocese de Mossoró, dentro da programação dos festejos da padroeira.

A vice-reitora Fátima Raquel afirmou que é uma honra para a UERN ter colaborado com essa exposição. “Parcerias com entidades tão representativas para a sociedade como a Paróquia de Santa Luzia e a Diocese de Mossoró são de suma importância. Quero destacar o trabalho dos professores Fabiano Mendes e Saulo Gomes, junto aos nossos alunos. A Universidade tem competência técnica e científica para contribuir com a realização dessa exposição que mostra para o povo de Mossoró a história da sua fé”, afirmou Fátima Raquel.

O padre Flávio Augusto destacou que a exposição demonstra a grandiosidade da Festa de Santa Luzia. “O bonito é ver a população se envolvendo, oferecendo fotos e documentos. Agradecemos as parcerias que tornaram essa exposição possível, além da exposição, a UERN tem nos ajudado com a pesquisa que ao final vai nos nortear a fazer uma festa cada vez melhor”, afirmou o vigário.

A prefeita Rosalba Ciarlini ressaltou que a história de Mossoró se confunde com a origem da Paróquia de Santa Luzia. “Temos que conhecer e preservar nossa história. Essa exposição é o passo inicial do museu”, afirmou Rosalba.

Alunos da Escola Municipal Ricardo Vieira do Couto, da comunidade Jucuri, foram conferir o primeiro dia da exposição. A estudante Ingrid Jamille, 13 anos, foi uma delas: “Gostei muito da exposição, nunca tinha vindo aqui antes”. Conforme Nelson Filho, estão agendadas visitas de outras escolas da zona rural e da zona urbana de Mossoró.

A UERN auxiliou no processo de limpeza, restauração e catalogação das peças que serão expostas. Para a exposição, 27 alunos da UERN atuam como monitores, junto aos demais voluntários da Paróquia.