Aberta programação do III Seminário Potiguar: Educação, Diversidade, Acessibilidade e Direitos Humanos

O III Seminário Potiguar: Educação, Diversidade, Acessibilidade e Direitos Humanos foi aberto na noite desta quarta-feira (07), no Hotel Villa Oeste, com apresentações culturais e a palestra “Educação, Diversidade e Direitos Humanos”.

A programação segue hoje (08) e amanhã (09) com atividades dos Grupos de Trabalho, Mini Cursos, Oficinas, Mesas Redondas e Programação Cultural.

A abertura contou com as apresentações do Grupo “Mãos que louvam”, da Igreja do Nazareno, com o Coral Pai Nosso; Grupo Incluarts, com o cordel “Apoio à Inclusão”, do curso de Pedagogia da UERN; e o grupo Paulo Freire, com apresentação teatral da poesia “Ataque de Mossoró ao Bando de Lampião”, de autoria do poeta Antônio Francisco.

O objetivo do evento é aprofundar as discussões, aproximar profissionais, trocar e compartilhar experiências, com vistas à promoção de ações que busquem a efetivação da inclusão de estudantes com deficiência e fortalecimento de uma política que fomente o respeito aos princípios da diversidade fortalecida pelo entendimento da pertinência da perspectiva de inclusão no âmbito da coletividade.

O vice-reitor Aldo Gondim destacou a importância das instituições parceiras e elogiou o trabalho desenvolvido pela Diretora de Ações e Políticas Inclusivas (DAIN/UERN) junto aos 166 alunos com deficiência que estudam na UERN.

A professora Ana Lúcia Oliveira Aguiar, diretora da DAIN, ressalta que neste ano, a UERN ampliou a quantidade de instituições parceiras no evento. “São mais de 18 instituições parceiras, não só as que lidam diretamente com pessoas com deficiência, temos outras instituições da cidade também. Nesta gestão, a UERN vem desde 2013, ampliado suas ações e políticas sob o ponto de vista da inclusão e diversidade”, afirmou Ana Lúcia .

O III Seminário Potiguar percorrerá, na prática, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovado pela Organização das Nações Unidas, em 2006, da qual o Brasil é signatário e a Lei Brasileira de Inclusão – LBI n° 13.146/2015.

III Seminário Potiguar- Educação-Diversidade-Acessibilidade e Direitos-Humanos - 7-12-2016