Aberta II Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UERN

Foi aberta na noite de terça-feira, 21, a II Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (II SCTI-UERN), que vai até o dia 24 de outubro.

A Semana Ciência, Tecnologia e Inovação da da UERN reúne engloba o X Salão de Iniciação Científica da UERN, III Salão de Iniciação Científica do Ensino Médio, III Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UERN, II Encontro de Gestão, Empreendedorismo e Inovação da UERN e II Salão de Materiais Pedagógicos do PIBID UERN. “Esse evento reúne o que a universidade tem desenvolvido ao longo do ano. Essa semana reúne vários eventos simultaneos. São três pró-reitorias envolvidas”, frisou.

O evento é considerado um dos mais importantes da UERN. “A semana Ciência, Tecnologia e Inovação da UERN tem o objetivo possibilitar um espaço de diálogo, experiência e aprendizado para a discussão da ciência, da pesquisa e da pós-graduação. Todos os pesquisadores da universidade são condidados a participar e apresentar o que foi produzido no último ano”, afirma a diretora de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Cicília Maia.

A Chefe de Gabinete, Fátima Raquel, representou a reitoria na abertura do evento. “Esse evento tem uma importância sem dimensão para a nossa universidade porque mostramos os primeiros passos dos alunos no mundo da pesquisa”, frisou.

A palestra de abertura foi ministrada pelo professor visitante da UERN, Constantin Xypas, que abordou o tema “Universidade Pesquisa e Desenvolvimento: o papel da UERN”. “O papel das universidades estaduais é desenvolver as pessoas mais humildes, que vivem nas regiões mais afastadas e por isso a UERN tem 17 unidades universitárias e nenhuma cidade, mesmo que pequena, está 70 quilometros distante da universidade. Nenhuma universidade sobrevive sem pesquisas, mas o mais importante é a contribuição para o desenvolvimento das pessoas”, destacou.