...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

“A UERN é a utopia tornada realidade”, diz reitor

No discurso de encerramento, o reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto destacou a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) como a utopia que se tornou realidade.

Ele percorreu a história da UERN lembrando que ela nasceu ao mesmo tempo pública e privada. Na sequência, ele fez questão de nominar cada um dos ex-reitores e presidentes da fundação. “Saúdo cada um deles por terem feito essa história sair da utopia e virar realidade com a ajuda de toda a comunidade acadêmica”, destacou.

O reitor também registrou a importância das entidades representativas (DCE, Sintauern e Aduern).

O processo de estadualização foi lembrado como uma ousadia de visionários. “O espírito visionário da UERN não parou por aí até que em 1987 a Universidade viveu outro momento importante ao se tornar estadual”, lembrou.

Ele lembrou que a UERN é uma Universidade socialmente referenciada, que avança na verticalização do ensino. “Temos a alegria de ofertar 67 cursos de graduações e 27 pós-graduações stricto sensu. Tudo isso é resultado da política de capacitação de técnicos e docentes”, lembrou.

O reitor destacou a criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e o recredenciamento aprovado esta ano junto ao Ministério da Educação. “Nos últimos anos priorizamos o recredenciamento da UERN como Instituição de Ensino Superior (IES), tendo como marca a interiorização do ensino superior, fazendo da UERN uma Universidade inclusiva e popular”, lembrou.

O reitor falou também sobre novos desafios como a necessidade de unir a Universidade para que ela tenha autonomia financeira. “A defesa da autonomia financeira e de gestão patrimonial é uma luta que deve nos unir para que a Universidade possa definir seus rumos”, declarou.

No final do discurso, o reitor lembrou que os próximos 50 anos reservam novos desafios para a Universidade “A UERN que temos hoje não é mais a que tínhamos ontem e agora vamos construir um novo futuro, porque os novos desafios surgem todos os dias”, frisou.

O reitor encerrou o discurso conclamando a toda comunidade acadêmica para construir os próximos 50 anos da UERN.

 

Confira o discurso do reitor Pedro Fernandes, na íntegra aqui.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support