...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

A gestão estratégica e a reestruturação administrativa da UERN se tornam exemplo em Fórum de Reitores

A gestão estratégica e a reestruturação administrativa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) nos últimos quatro anos se tornou exemplo de planejamento para a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM).

A UERN executou um planejamento que cumpriu mais de 90% das metas durante quatro anos por meio de ajustes que redistribuiu R$ 82 milhões para investimentos em obras, recursos humanos, no ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e inovação, extensão universitária e na política de desenvolvimento e assistência estudantil.

Durante o 62º Fórum Nacional de Reitores, o Prof. Ms. Adonias Vidal, assessor técnico da Reitoria, fez a apresentação das ações realizadas. Ele explicou que diante do cenário de crise a UERN precisou definir prioridades assegurando o mais importante que eram os resultados institucionais como a ampliação das vagas e da qualidade dos cursos de graduação, dos cursos de pós-graduação e da política de assistência estudantil, criando os meios para a instituição. “Foi fundamental nesse trabalho a liderança na gestão e atuação dos recursos humanos. Pactuamos os desempenhos dando autonomia aos gestores”, frisou.

Ele destacou que foi feito um trabalho no sentido de priorizar os investimentos em atividades que melhorassem a qualidade do ensino da UERN. “Foi feito uma reestruturação das atividades meio para fortalecer as atividades fins. Também investimos em capacitação, dedicação exclusiva e progressão funcional dos servidores. Para fazer isso foi necessário fazer ajustes na gestão dos recursos humanos”, frisou.

Ele mostrou também o trabalho institucional no sentido de atrair investimentos por meio de emendas federais.

Como resultados, ele apresentou o crescimento de 214% na oferta de cursos de pós-graduação, 667% no registro de patentes, 31% de grupos institucionais de pesquisa, 137% na produção de livros, 14,7% na oferta de vagas para novos alunos de graduação e pós, chegando a 3.031 vagas em 2018, crescimento do conceito de avaliação da qualidade dos cursos chegando ao conceito de 4.3, realização de concurso público com convocação de 328 novos servidores (professores e técnicos), fortalecimento da política de capacitação que alcançou 90% do corpo docente com titulação de doutores e mestres, ampliação de 130% das bolsas Pibic, criação de novos programas como auxílio alimentação (PCAA) e apoio ao estudante (PAE), que junto com outros programas beneficia mais de 2.500 alunos, ampliação das residências universitárias de 5 para 10.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support