...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

FACS promove confraternização natalina do projeto “Mãe primavera”

Na manhã desta quinta-feira, 12, a Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN), promoveu uma confraternização natalina para as participantes do projeto “Mãe primavera”, como parte do encerramento das atividades em 2019.

Às pacientes, foi oferecida uma palesta sobre HPV e exames preventivos, sob a responsabilidade dos alunos Samuel Santos e Jofraklin Andrade, ambos do 9º período, seguido por um café da manhã.

Surgido em 2013, o “Mãe primavera” é uma proposta da FACS/UERN que oferece atendimento a adolescentes gestantes de Mossoró e região de forma humanizada e gratuita. Atualmente, há cerca de 450 pacientes, sendo 250 cujo início da assistência ocorreu ainda este ano.

De acordo com a coordenadora clínica do projeto, professora Isabelle Cantídio Fernandes Diógenes, as novidades de 2019 incluíram a aquisição de um aparelho de cardiotocografia, usado para avaliar os batimentos cardíacos do bebê, e a realização do teste oral de tolerância à glicose, rastreio para diabetes na gravidez.

“A gente sempre está elaborando orientações novas, respeitando as linhas de cuidado para o pré-natal e tentando estar de acordo com as diretrizes vigentes”, destacou a professora.

Os atendimentos são promovidos todas as quintas-feiras pela manhã. Em média, há 15 pacientes por dia.

Camila Monielly, 19 anos, grávida de nove meses, conta que ficou sabendo do projeto por amigos. E assim que descobriu sua gestação procurou o ambulatório da FACS, onde são realizados os atendimentos. “O atendimento é excelente”, relatou.

Samuel Santos, aluno da Universidade e um dos palestrantes desta manhã, disse que a sua experiência acadêmica no projeto “é interessante pelo fato de que a gente que vai ser médico já lidar com a realidade social. Muitas vezes, uma menina de, por exemplo, 13 anos engravida num contexto familiar conturbado e sem condições sociais de pagar exames. Então, a gente aprende a lidar com a realidade mesmo”.

Integram o “Mãe primavera” os Programas de Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia e Medicina de Família e Comunidade da UERN/PMM, o estágio supervisionado em Ginecologia e Obstetrícia da FACS/UERN e a LIGA de Ginecologia e Obstetrícia da FACS/UERN.

Os atendimentos serão retomados em 9 de janeiro de 2020.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support