DEaD realiza visitas para se aproximar de alunos a distância

No Brasil, a educação a distância passou a ser importante porta de entrada para o ensino  superior. A modalidade se torna forma mais prática e acessível para quem necessita conciliar trabalho e estudo. Aliando tecnologia a muita dedicação e força de vontade, os cursos de Educação a Distância (EaD) aumentam a esperança de quem sonha em ingressar em uma faculdade.

Do total de  matrículas do ensino superior brasileiro, 18,6% são em cursos a distância. O número de polos de ensino EaD autorizados no Brasil também cresceu 133%. Antes eram seis mil unidades de ensino a distância. Hoje, esse número já chega a 15 mil, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). Uma pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), identifica que 44% das pessoas optariam pela modalidade EaD e 56% dizem preferir o modelo presencial. Caso os estudantes sejam informados que o curso a distância poderá ter etapas presenciais, a aceitação sobe para 93%.

Flexibilidade de horário é atrativo

Essa modalidade passa a ser a única opção para muitos que trabalham, mas precisam de flexibilidade. É o caso de  estudante Nazareno de Souza, do curso de Letras licenciatura em Língua portuguesa da UERN.

Seu Nazareno de Souza, que mora na zona Norte de Natal, era vendedor ambulante. “Meu trabalho não dava pra estudar…  Eu fiquei quase 30 anos sem estudar “, revela Nazareno.

Por sugestão de clientes dele, fez curso técnico de Língua Espanhola. Mas em seguida quis fazer um curso superior,“eu tentei Letras… e consegui… Estou aqui até hoje, e muito feliz”, completa o vendedor.

foto: Marco Escobar

Como Nazareno Souza conseguiu estudar a distância, tem tempo para continuar o negócio das bolsas. O polo mais próximo com curso de Língua Portuguesa é na cidade potiguar de São Gonçalo do Amarante.

Outra estudante do polo, Maria José Soares, também relata que era um sonho cursar Letras e ser professora de Língua Portuguesa. Para ver a reportagem completa com os depoimentos e histórias destes estudantes, clique em http://www.youtube.com/watch?v=YAQkshepWdU&t=3s

Dentro do roteiro de visitas aos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a equipe da Diretoria de Educação a Distância (DEaD) da UERN esteve em São Gonçalo do Amarante. Participaram da visita o professor Jônatas Andrade, coordenador de Tutoria da DEaD, o coordenador de comunicação Marco Escobar, o coordenador de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa – Marcos Paulo de Azevedo, a psicopedagoga da DEaD Patricia Cidrack e o estagiário de Informática Jan Carlos dos Santos Silva. A equipe foi recebida pela coordenadora do polo Rosilda da Costa Félix.

O POLO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE

O  polo foi construído pela administração municipal e possui quatro salas de aula, três laboratórios, uma biblioteca, auditório para 200 lugares, além de sala de coordenação, sala de tutoria e ambientes administrativos como copa, banheiros, área de convivência, recepção e direção.

Para que o estudo EaD tenha sucesso, o cursista deve se dedicar e se esforçar, pois os cursos ofertados na modalidade a distância não servem como muitos imaginam apenas para se ter um diploma em curto prazo. Serve para possibilitar que pessoas com tempo escasso possam estudar, para isso basta dedicação e esforço.

Texto e fotos: Marco Escobar