...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

4ª MOSTRA DE DOCUMENTÁRIOS TURÍSTICOS ACONTECE NESTA QUARTA-FEIRA (04)

Nesta quarta-feira (04), o Curso de Turismo do Campus de Natal apresenta a IV edição de sua Mostra de Documentários Turísticos, da disciplina de Comunicação e Promoção Turística. A apresentação será no auditório do Complexo Cultural de Natal (Av. João Medeiros Filho, Zona Norte), a partir das 19h.

“O mundo está passando por um processo de reconfiguração das ações, dos espaços e do pensamento, fundamentado no desenvolvimento da cibernética, que proporcionou a eclosão da Revolução Digital, fazendo emergir uma nova forma de cultura: a cibercultura. A proposta de nosso projeto de extensão é construir um estudo sobre a interferência da cibercultura no desenvolvimento do setor turístico, a partir de documentários que abordem os patrimônios históricos culturais do Rio Grande de Norte. Essa proposta tem como objetivo principal divulgar o imaginário dos aspectos turístico interpretativo cultural, através da produção de um vídeo documentário com a visão de colaborar, com o uso da prática, na divulgação do patrimônio histórico cultural”, explica o coordenador do Projeto de Extensão Documentários Turísticos, professor Alcedo Galvão.

A pesquisa para os documentários é fundamentada em discussões sobre a identidade cultural, a memória, patrimônio cultural, turismo, cultura, questões da pós-modernidade, noções pensadas e discutidas atualmente com foco voltado para a ideia de que não há identidades fixas, mas sempre em processo. E ainda sobre o fluxo entre as culturas, permitindo o seu entrosamento e a conseqüente denominação de culturas híbridas.

O projeto analisa ainda a inserção das tecnologias digitais nos aspectos que dinamizam a educação no curso de Turismo, bem como as representações do turismo no ciberespaço, preocupando-se com a interferência do multiculturalismo na formação da cidadania e as relações entre os aspectos econômicos, políticos e de desenvolvimento humano. Para tanto, foi estipulada uma metodologia composta de pesquisa bibliográfica, reunindo teóricos da comunicação e do turismo, criticados à luz dos estudos culturais; e de pesquisa de campo, buscando a análise e avaliação dos aspectos que fomentam o imaginário turístico.

“Como resultado pretende-se gerar uma maior visibilidade para o Turismo na medida em que valoriza o patrimônio histórico cultural do Estado, na visão dos acadêmicos de turismo da UERN”, conclui o professor Alcedo.
 
Durante a Mostra, os documentários apresentados serão: ‘Festival de Inverno do Seridó’,‘’Arrast’Uern’ (São João do Campus de Natal), ‘Turismo Cultural Alternativo’, ‘Lazer e Qualidade de Vida’, e ‘As potencialidades Turísticas de Sítio Novo’.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support