EN

ES

4ª MOSTRA DE DOCUMENTÁRIOS TURÍSTICOS ACONTECE NESTA QUARTA-FEIRA (04)

Nesta quarta-feira (04), o Curso de Turismo do Campus de Natal apresenta a IV edição de sua Mostra de Documentários Turísticos, da disciplina de Comunicação e Promoção Turística. A apresentação será no auditório do Complexo Cultural de Natal (Av. João Medeiros Filho, Zona Norte), a partir das 19h.

“O mundo está passando por um processo de reconfiguração das ações, dos espaços e do pensamento, fundamentado no desenvolvimento da cibernética, que proporcionou a eclosão da Revolução Digital, fazendo emergir uma nova forma de cultura: a cibercultura. A proposta de nosso projeto de extensão é construir um estudo sobre a interferência da cibercultura no desenvolvimento do setor turístico, a partir de documentários que abordem os patrimônios históricos culturais do Rio Grande de Norte. Essa proposta tem como objetivo principal divulgar o imaginário dos aspectos turístico interpretativo cultural, através da produção de um vídeo documentário com a visão de colaborar, com o uso da prática, na divulgação do patrimônio histórico cultural”, explica o coordenador do Projeto de Extensão Documentários Turísticos, professor Alcedo Galvão.

A pesquisa para os documentários é fundamentada em discussões sobre a identidade cultural, a memória, patrimônio cultural, turismo, cultura, questões da pós-modernidade, noções pensadas e discutidas atualmente com foco voltado para a ideia de que não há identidades fixas, mas sempre em processo. E ainda sobre o fluxo entre as culturas, permitindo o seu entrosamento e a conseqüente denominação de culturas híbridas.

O projeto analisa ainda a inserção das tecnologias digitais nos aspectos que dinamizam a educação no curso de Turismo, bem como as representações do turismo no ciberespaço, preocupando-se com a interferência do multiculturalismo na formação da cidadania e as relações entre os aspectos econômicos, políticos e de desenvolvimento humano. Para tanto, foi estipulada uma metodologia composta de pesquisa bibliográfica, reunindo teóricos da comunicação e do turismo, criticados à luz dos estudos culturais; e de pesquisa de campo, buscando a análise e avaliação dos aspectos que fomentam o imaginário turístico.

“Como resultado pretende-se gerar uma maior visibilidade para o Turismo na medida em que valoriza o patrimônio histórico cultural do Estado, na visão dos acadêmicos de turismo da UERN”, conclui o professor Alcedo.
 
Durante a Mostra, os documentários apresentados serão: ‘Festival de Inverno do Seridó’,‘’Arrast’Uern’ (São João do Campus de Natal), ‘Turismo Cultural Alternativo’, ‘Lazer e Qualidade de Vida’, e ‘As potencialidades Turísticas de Sítio Novo’.