EIXO 1. Políticas públicas para o desenvolvimento de territórios
Ementa: Debate sobre planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas para o processo de emancipação dos sujeitos e do desenvolvimento territorial em suas múltiplas escalas. Compreensão do território enquanto construto simbólico e material, aborda estudos de programas, ações e políticas de enfoque territorial, setorial e urbano-regional como foco interdisciplinar. Propõe-se, ainda, a pesquisas de contextos locais, regionais, nacionais e internacionais sobre o planejamento territorial via Estado, sociedade civil e iniciativa privada, além de métodos e técnicas aplicadas ao planejamento de corte territorial.
EIXO 2. Produção e circulação de bens simbólicos e educacionais vinculados a territórios
Ementa: Debate sobre a produção e circulação de bens simbólicos e educacionais vinculados a territórios periféricos, a exemplo das literaturas, das culturas, das línguas e das artes em geral. Propõem-se, ainda, a dar visibilidade às ações, estratégias e atividades de ensino, pesquisa e extensão que expressem a inserção do sistema educacional no processo de produção e circulação de bens simbólicos, mediante o desenvolvimento de territórios historicamente fora dos eixos de concentração de oportunidades.
EIXO 3. Popularização da ciência e tecnologia na educação presencial e à distancia
Ementa: Debate sobre a produção de ciência e de tecnologia de forma integrada e interdisciplinar, de modo a fomentar: i) atividades de pesquisa, ensino e extensão que apontem ações, estratégias e atividades para os desafios da tecnologia da educação presencial e à distância, em que pesem o desenvolvimento territorial; ii) promoção da cultura científica que problematize e/ou responda aos desafios da democratização do conhecimento científico em territórios periféricos; iii) intercâmbios, relações e estudos entre redes acadêmicas com os territórios; iv) conhecimento e formação de recursos humanos qualificados em territórios periféricos.
EIXO 4. Mecanismos de intervenção para territórios fora dos eixos de desenvolvimento
Ementa: Baseado no entendimento do desenvolvimento geograficamente desigual do Brasil e do mundo, debruça-se em análises, relatos de experiências, ações de intervenção de ensino, pesquisa e extensão universitários, como interface do conhecimento acadêmico e sociedade. Aplicação de métodos, cursos, workshops e técnicas para a formação de recursos humanos qualificados em áreas fora dos eixos de desenvolvimento e de oferta de oportunidades, oriundos da diferenciação e da desigualdade espacial. Debates sobre o capitalismo periférico e sua interveniência no (sub)desenvolvimento dos seres humanos e dos territórios.
EIXO 5. Formação e capacitação para aproveitamento e melhorias dos recursos endógenos das comunidades e territórios
Ementa: Referenciais teóricos para formação profissional, com descrição de experiências de ensino, pesquisa e extensão que fortalecem os recursos humanos e materiais das comunidades para o desenvolvimento do território. Práticas que valorizam a participação da comunidade e do controle social, com vistas ao empoderamento e à tomada de decisão para mudanças que melhoram as condições de vida e saúde das pessoas.
EIXO 6. Aproveitamento dos recursos linguístico-culturais locais para desenvolvimento de territórios
Ementa: Interessa-se por estudos e pesquisas que se dedicam a resgatar, valorizar e explorar as potencialidades dos recursos linguístico-culturais de povos e comunidades locais, com vistas ao favorecimento do desenvolvimento dos territórios investigados. Focaliza investigações e reflexões pautadas em aspectos como identidade, cultura e repertórios linguísticos e manifestações culturais das comunidades estudadas, assim como na formação de recursos humanos que contribuam para articular ensino de línguas e cultura local desses territórios.