I – Mobilização de recursos públicos e privados destinados a garantir a realização de atividades de ensino, de pesquisa e de extensão da Rede -TER, visando ao desenvolvimento das localidades periféricas;
II – Pactuação de temas centrais ao desenvolvimento dos territórios em foco para subsidiar protocolos de cooperação e/ou similares;
III – Realização de parcerias em atividades específicas, como protocolos de cooperação entre IES e/ou institutos de pesquisa e/ou acordos de cooperação entre pesquisadores e/ou IES e/ou nações e/ou de convênios entre IES, grupos de pesquisadores, além da busca pela efetivação de convênios e acordos internacionais que possam subsidiar o desenvolvimento da missão da Rede -TER;
IV – Promoção de intercâmbio e de outras formas de mobilidade, para a pesquisa de estudantes de graduação, pós-graduação, técnicos e pesquisadores;
V- Criação de programas de iniciação científica nos vários subsistemas de ensino, direcionados às escolas situadas em territórios periféricos;
VI – Criação, em conjunto, de cursos de curta duração de educação à distância para beneficiar as populações periféricas;