PROJETOS DA REDE-TER

PROJETOS APROVADOS EM EDITAIS DE FOMENTO NACIONAIS E INTERNACIONAIS

 

CHAMADA PÚBLICA MCTI/CNPQ No 16/2024 – Faixa 1: Projeto em cooperação

Título: FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS: REDE-TER em diálogos integrados de cooperação internacional para o desenvolvimento e inovação do eixo Sul-Sul
Resumo: A presente proposta tem por objetivo produzir conhecimento em colaboração, mediante estudos e proposição de ações de formação, desenvolvimento e inovação em territórios do eixo Sul-Sul global, visando a relevância social, a produção com/pela e para a comunidade local e a resolução de problemas de aplicação científica prática da ciência. Articulada pela Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER), rede de
pesquisadores fundada em 2018. A presente chamada pública é oportunidade estratégica para a perspectiva de fortalecimento da rede, que já atua em articulação com países do eixo sul global, a saber: Brasil, Chile, Colômbia, Angola, Cabo Verde e Moçambique, estimulando pesquisadores do Norte, Nordeste e Sul brasileiros em rede de cooperação acadêmica. A pesquisa será desenvolvida em fases semestrais, com percursos metodológicos específicos, porém interligados e envolverá todo o período de duração deste projeto, em um permanente processo de diálogo e troca de conhecimentos alimentando a análise de dados e sendo retroalimentada por novos dados emanados das sessões coletivas de análises. Como procedimentos metodológicos, prevê-se realização de estudos documentais, seminários, estadia de pesquisa, visita a projetos identificados como relevantes para a cooperação internacional. Na primeira fase, operacionalizada nos primeiros seis meses, será realizado um inventário para o diagnóstico, a partir de um mapeamento de pesquisa e ações com foco no objeto de estudo. Na segunda fase serão realizadas visitas de campo (in loco) junto às experiências selecionadas, estabelecendo com a comunidade um diálogo que possibilite análise reflexiva do significado do projeto para o empoderamento das pessoas envolvidas. Na terceira fase o foco será direcionado para execução das experiências de estadia de pesquisa. É o momento para que os/as pesquisadores/as envolvidos/as possam desenvolver em pesquisas com contato direto com os territórios, por meio da realização de pesquisas comparativas e de pesquisas em colaboração. Espera-se que essa pesquisa seja um caminho estratégico à ampliação dos debates e da colaboração entre pesquisadores e instituições do eixo SUL-SUL, que tem como compromisso a transdisciplinaridade no debate, o compromisso com os territórios, o fomento à parcerias internacionais e o (re)conhecimento de nossas capacidades territoriais, sem estarem mediadas por elementos hegemônicos.

Palavras-chave: Rede-TER; Cooperação; Eixo Sul-sul; Desenvolvimento científico; Transferência tecnológica; Ensino.