Docentes

 

Docente

Informaçoes

Allan Solano Souza

Formação Acadêmica:

– Graduação em Pedagogia pela UERN
– Especialista em educação pela UERN
– Mestre em Educação POSEDUC –UERN
– Doutor em Educação pela UFRN

 Linha de Pesquisa:

Políticas e Gestão da Educação

 Áreas de Interesse:

Estado, Políticas e Administração Educacional, Responsabilidade e Responsabilização na Administração Educacional.

Lattes:

Contato: allansouza@uern.br

Ana Lúcia Oliveira Aguiar

Formação Acadêmica:

– Graduada e Licenciada em História pela UFPE.
– Mestre em Sociologia pela UFPE.
– Doutora em Sociologia pela UFPB.
– Phd em Educação pela UFC.

 

Linha de Pesquisa:

Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão

 

Áreas de Interesse:

Reúne experiência em pesquisas com populações camponesas, migrantes, Povos do Mar, Povos do Campo, Quilombolas, Caiçaras, em projetos Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Trabalho com a Metodologia da História Oral e (Auto) Biografia.

Lattes:

Contato: anaaguiar@uern.br 

Antonia Batista Marques

Formação Acadêmica:

– Graduação em Pedagogia pela UERN
– Especialista em Adm. e Supervisão Escolar pela  UERN
– Mestre em Educação pela UFRN
– Doutora em Educação pela UFRN

 

Linha de Pesquisa:

Formação Humana, Docência e Currículo

 

Áreas de Interesse:

Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Enfoque Histórico-Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação de habilidades, aprendizagem e desenvolvimento humano, Ensino de História.

Lattes:

Contato: antoniabatista@uern.br 

Antonia Maira Emelly Cabral da Silva Vieira

Formação Acadêmica:

– Graduada em Pedagogia pela UERN
– Especialista em psicopedagogia pela  FVJ

– Especialista em Lingua port. e Matem. numa perspectiva transdisciplinar pelo IFRN
– Mestre em Educação pela UFRN
– Doutora em Educação pela UFRN

Linha de Pesquisa:

Formação Humana, Docência e Currículo

 

Áreas de Interesse:

Tem experiência como tutora e professora na Educação à distância. Atuou como professora, também, na Ibrapes -UVA,no Instituto Superior de Educação de Pesqueira – ISEP e na Faculdade Integrada de Patos-FIP. Coordena o Projeto de Extensão Práticas de Leitura e Escrita na Escola- PraLEE e membro do Projeto de Extensão Diálogos em Paulo Freire e Educação Popular- LEFREIRE. Atualmente é coordenadora Institucional do PIBID/UERN. Atua como pesquisadora principalmente nas seguintes áreas: Formação de professores, práticas pedagógicas, alfabetização e letramento, representação social e habitus.

Lattes: 

Contato: antoniamaira@uern.br

Arilene Maria Soares de Medeiros

Formação Acadêmica:

– Licenciada em Letras pela UERN.
– Mestre em Educação pela UFES.
– Doutora em Educação pela UFSCar.

 

Linha de Pesquisa:

Políticas e Gestão da Educação

 

Áreas de Interesse:

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, democratização da gestão escolar e dos sistemas de ensino, racionalidade e participação

Lattes:

Contato: arilenemedeiros@uern.br 

Ciclene Alves da Silva

Formação Acadêmica:

– Graduada em Pedagogia pela UERN.
– Mestre em Educação pela UFPB.
– Doutora em Educação pela UFPE.

Linha de Pesquisa:

Políticas e Gestão da Educação

 

Áreas de Interesse:

Tem experiência na área de Educação, com ênfase nas Políticas Educacionais e Gestão da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura e organização da educação básica; organização da educação municipal; qualidade da educação; ideb; gestão escolar e democracia na escola.

 

Lattes:

Contato: ciclenealves@uern.br 

Francisca Maria Gomes Cabral Soares

Formação Acadêmica:

– Graduação em Pedagogia pela UERN
– Mestre em Educação pela UFRN
– Doutora em Educação pela UERJ

Linha de Pesquisa:

Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão

 

Áreas de Interesse:

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, educação especial/inclusiva, prática pedagógica, autismo, linguagem, os processos de ensino e aprendizagem e alfabetização na infância. 

Lattes:

Contato: franciscacabral@uern.br 

Francisco Canindé da Silva 

Formação Acadêmica:

– Graduação em Pedagogia pela UERN
– Mestre em Educação pela UFRN
– Doutor em Educação pela UERJ

Linha de Pesquisa:

Formação Humana, Docência e Currículo

 

Áreas de Interesse:

Temas de interesse de pesquisa são: Currículo, Formação de professores, Práticas pedagógicas, História e Memória na EJA.

Lattes:

Contato: canindesilva@uern.br 

Giovana Carla Cardoso Amorim

Formação Acadêmica:

– Graduada em Pedagogia pela UFRN.
– Mestre em Educação pela UFRN.
– Doutora em Educação pela UFRN.

Linha de Pesquisa:

Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão

 

Áreas de Interesse:

Atua no grupo de pesquisa de Formação e profissionalização docente. Seus estudos e pesquisas referem-se as seguintes áreas: formação de professores, educação infantil, processos de aprendizagem e alfabetização da criança e inclusão.

 

Lattes:

Contato: giovanacarla@uern.br 

Hélio Júnior Rocha de Lima

Formação Acadêmica:

– Graduado em Pedagogia pela UERN.

– Mestre em Artes Cênicas pela UFRN.

– Doutor em Estudos da Linguagem pela UFRN.

Linha de Pesquisa:

Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão

 

Áreas de Interesse:

Tem experiência na educação formal e não-formal, no litoral e no campo, atuando com crianças, adolescentes, adultos e idosos. Discute aspectos de processos criativos de leitura e escrita através do texto dramático, de jogos e exercícios teatrais atravessados por teorias instigadoras de ações emancipadas (Augusto Boal) e de redistribuição da ordem do sensível (Rancière) associadas ao plano de pensamento de Deleuze e Guatarri no que tange aos planos territoriais, as desterritorializações e reterritorializações como desdobramentos políticos da pedagogia e da arte.

 

Lattes:

Contato: heliojunior@uern.br 

Júlio Ribeiro Soares

Formação Acadêmica:

– Graduado em Pedagogia pela UFRN.
– Especialista em Pesquisa Educacional pela UERN.
– Mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC/São Paulo.
– Doutor em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC/São Paulo.

Linha de Pesquisa:

Formação Humana, Docência e Currículo

 

Áreas de Interesse:

Educação e Subjetividade. Atividade Docente e Subjetividade

 

Lattes:

Contato: julioribeiro@uern.br

Márcia Betânia de Oliveira

Formação Acadêmica:

– Graduada em Pedagogia pela UERN.
– Mestre em Educação pela UFRN.
– Doutora em Educação pela UERJ.

Linha de Pesquisa:

Políticas e Gestão da Educação

 

Áreas de Interesse:

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, Processos de alfabetização e em Formação Docente, discutindo sobre políticas de currículo, saberes docentes, práticas pedagógicas, didática

 

Lattes:

Contato: betaniaoliveira@uern.br 

Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro

Formação Acadêmica:

– Graduada em Pedagogia pela UFRN.
– Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UERN.
– Doutora em Educação pela UERJ.

Linha de Pesquisa:

Formação Humana, Docência e Currículo

 

Áreas de Interesse:

Atuando/pesquisando/estudando principalmente os seguintes temas: práticas pedagógicas e formação docente no contexto da cibercultura.

 

Lattes:

Contato: mayraribeiro@uern.br 

Meyre-Ester Barbosa de Oliveira

Formação Acadêmica:

– Graduação em Pedagogia pela UERN
– Especialista em pesquisa educacional pela UERN
-Mestre em Desenvolvimento e Educação ambiental pela UERN
-Doutora em educação pela UERJ

 

Linha de Pesquisa:

Formação Humana, Docência e Currículo

 

Áreas de Interesse:

Tem desenvolvido estudos na área de formação de professores e políticas curriculares

 

Lattes:

Contato: meyreoliveira@uern.br

Sara Raphaela Machado de Amorim

Formação Acadêmica:

– Graduada em Pedagogia pela UFRN.
– Mestre em Educação pela UFRN.
– Doutora em Educação pela UERJ.

Linha de Pesquisa:

Formação Humana, Docência e Currículo

 

Áreas de Interesse:

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história das instituições escolares, sociabilidade, relações políticas, viagens de educadores e práticas culturais e educativas.

 

Lattes:

Contato: saraamorim@uern.br 

Samuel Penteado Urban

Formação Acadêmica:

– Graduado em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho e em Geografia pela UFSCar.
– Mestre em Educação pela UFSCar.
– Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC.

Linha de Pesquisa:

Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão

 

Áreas de Interesse:

Atua com os seguintes temas: Filosofia e conhecimento indígena; Tecnologia Social; Economia Solidária; Educação Popular; Educação do Campo; Timor-Leste; Ensino de Geografia; Ensino de Ciências; Currículos Emancipatórios.

 

Lattes:

Contato: samuelurban@uern.br 

Zacarias Marinho

Formação Acadêmica:

– Graduado em Geografia e Serviço Social pela UERN.
– Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UERN.
– Doutor em Educação pela UERJ.

Linha de Pesquisa:

Formação Humana, Docência e Currículo

 

Áreas de Interesse:

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, currículo e ensino, temas transversais, práticas escolares e formação de professores.

Lattes

Contato: zacariasmarinho@uern.br