uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

História

A extensão universitária da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN data do ano de criação da própria instituição, em 1968. O primeiro órgão criado para dirigir as ações extensionistas na universidade foi o Centro de Desenvolvimento Regional do Rio Grande do Norte – CENDERN, cujas prioridades eram as ações de assistência técnica às prefeituras de Mossoró e região, extensão agroindustrial e ações comunitárias. No ano de 1972, com o crescimento das ações extensionistas, criou-se o Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária – CRUTAC, com o objetivo de desenvolver atividades sociais, educativas e culturais nas comunidades rurais.

Reitor

O ano de 1973, através do Ato Executivo n°. 006/73 ASFURRN, de 13 de junho de 1973 é marcado pela criação da Pró-Reitoria de Extensão com a composição dos seguintes órgãos: Centro de Desenvolvimento Regional do Rio Grande do Norte – CENDERN, Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária – CRUTAC, Centro de Estudo do Menor e Integração da Comunidade – CEMIC e Centro Experimental de Estudos e Pesquisas sobre o Sal – CEPS.

Sal

Com o passar dos anos, a Pró-Reitoria foi conquistando uma nova estrutura organizacional e além do Gabinete da Pró-Reitoria e do Pró-Reitoria Adjunta, da Comissão de Extensão, da Assessoria Técnica, da Secretaria Executiva e do Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária – CRUTAC, três órgãos foram criados para responderem as demandas locais: o Centro de Estudos e Programação Cultural (1985), o Conservatório de Música D’alva Stella Nogueira Freire (1988) e o Departamento de Programas e Cursos de Extensão – DPCE (1995).

nutrição

Além desses órgãos, destacam-se projetos e grupos culturais de continuidade: Grupo de Teatro – GRUTUM (1989), Projeto Outras Falas (1990), Grupo de Dança – GRUDUM – (2003) e Festival de Teatro da UERN – FESTUERN (2003).

festuern

Outros marcos importantes no contexto da expansão da PROEX ganham destaque, como as realizações do Encontro de Pesquisa e Extensão e o do Colóquio de Extensão, que datam desde 1994 e 2006, respectivamente.

encope

Nesse panorama de crescimento e valorização cultural, e para atender demandas e potencialidades diagnosticadas, a Pró-Reitoria de Extensão expande sua estrutura funcional transformando seus departamentos em Diretorias; Desenvolvimento Social – DIRDES, Educação, Cultura e Artes – DECA, Institucionalização de Ações de Extensão – DIA e Conservatório de Música D’alva Stella Nogueira Freire.

Em 2015, em virtude de um processo de reordenamento geral que a UERN passou, a Pró-Reitoria de Extensão sofre uma nova mudança estrutural, em que a DECA é mantida e a DIRDES e a DIA juntam-se para formarem a Diretoria de Extensão (DIEX). Além disso, o Conservatório de Música foi transferido para o Departamento de Música e o Complexo Cultural da UERN, localizado em Natal, foi vinculado à PROEX.

Galeria de Ex Pró-Reitores (as)

Noguchi manoel
Felipe1 Lindomar