uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Esportistas e amadores das modalidades de natação, ciclismo e corrida participaram, no último sábado, do 2º Festival de Triathlon da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A competição ocorreu na Faculdade de Educação Física (Faef), no Campus Mossoró.

Ao todo 17 equipes, entre as categorias universitário (voltada para estudantes da Uern) e open (aberta a comunidade geral), participaram da competição. Cada equipe era composta por três atletas, sendo um atleta para cada modalidade (natação, ciclismo e corrida).

Na categoria Universitários, cada atleta cumpriu a meta de três quilômetros de ciclismo, 1,2 quilômetro de corrida e 125 metros (05 piscinas). Já na categoria open, foram cinco quilômetros de ciclismo, 2,04 quilômetros de corrida e 225 metros (09 piscinas) de natação.

Para o estudante do curso de Medicina da Uern, Gabriel Banhato, é muito gratificante esse momento de interação entre a comunidade acadêmica através da prática de esporte. “Sempre tive vontade de participar do triatlo e é muito bom ter a introdução desse tipo de evento na nossa universidade”, destaca.

O atleta Gilson Nascimento, que participou da categoria open, destacou que é muito importante a Uern fomentar a prática de esporte. “Eu já pratico o ciclismo. E é muito gratificante podermos ter espaços como esse para a prática esportiva. Mais do que a competição, é um incentivo à qualidade de vida”, declara. A competidora Driele Costa reforça a declaração do colega. “É muito bom ter um espaço como esse que possa incentivar a prática da atividade física”, declara.

O professor Mairton França, que também participou do evento, ressaltou que o Festival é uma forma de integrar os setores da Universidade e comunidade externa. “Como é um Festival, a gente não tem aquela aquele ímpeto da competição e chegar primeiro. Então, estamos todos aqui com o objetivo de divulgar o esporte e confraternizar com os colegas”, diz.

O II Festival de Triathlon da Uern contou com a organização dos alunos do curso de Educação Física, com a coordenação dos professores Adalberto Veronese e Rafaela Medeiros. O evento teve como objetivo promover os esportes para a qualidade de vida, popularizar a prática do triathlon no triatlo no semiárido potiguar, revelar talentos e incentivar a prática dos esportes entre a comunidade acadêmica da Uern e externa.