uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

O mestrado em Ensino do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino), associação ampla entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), chega a marca de 200 mestres formados. Nesta terça-feira, 27, será realizada a 200ª sessão de defesa de dissertação do curso.

Na ocasião, será avaliado o trabalho do mestrando Areillen Ronney Rocha Reges, intitulado “Narrativas de Professores de Ciências Humanas do Case, Mossoró – RN: Ensino-Aprendizagem para a Ressocialização de Adolescentes Privados de Liberdade”, sob orientação do prof. Dr. Emerson Augusto de Medeiros. A defesa ocorrerá na sala 24 do Bloco da ProPPG da Ufersa, Campus Leste.

Além do professor orientador do trabalho, banca examinadora será composta pelo prof. Dr. Marcelo Bezerra de Morais (Uern), coordenador-geral do Programa, e o prof. Dr. Sebastião Silva Soares, da Universidade Federal do Tocantins, que participará por videoconferência.

O mestrando Ronney Rocha destaca que este é um momento muito importante na sua construção como professor-pesquisador. “Ser mestre pelo Posensino mostra a importância do Programa na interiorização e formação de professores no Estado. O mestrado em Ensino transformou minha forma de enxergar a educação e o processo de ensino-aprendizagem, logo, me moldou enquanto professor em várias segmentos, sobretudo em minha prática pedagógica e de ensino”, declara.

Para a coordenação, a defesa número 200 representa um marco na história do programa. Ao longo de oito anos, o Posensino formou centenas de mestres, cumprindo com o compromisso do desenvolvimento de pesquisa teórico-prática nos diversos níveis, modalidades e áreas de ensino, dando ênfase no processo ensino-aprendizagem na escola pública.

Junto a essa marca, o Programa se prepara para, em breve, lançar edital para seleção de sua primeira turma de doutorado. O marco possibilitará um melhoria na especialização de docentes, contribuindo para o aprimoramento da qualidade educacional.