uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Texto: Vitória Araújo – Estagiária de Jornalismo

Professores do curso de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) estão promovendo uma exposição sobre o cineasta Cosme Alves Netto. A mostra está disponível para visitação no Museu Municipal Lauro da Escóssia até o dia 15 de março, seguindo o horário de funcionamento do Museu (das 8h às 16h – de segunda a sexta-feira, e das 8h às 11h aos sábados).

Intitulada “Todo o amor pelo cinema: o acervo de Cosme Alves Netto como ferramenta de educação museológica”, a exposição é fruto do projeto de extensão e unidade curricular de extensão que abordou sobre catalogação e digitalização do acervo pessoal de Cosme Alves Netto, doado ao Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NUDOPH).

A ação é coordenada pelos professores doutores Lindercy Lins, Fabiano Mendes e Leonardo Rolim, do Departamento de História da Uern Mossoró.

Cosme Alves Netto (1937-1996) foi uma das mais importantes personalidades do cinema brasileiro e da cultura nacional, por sua atuação na descoberta, recuperação e conservação de filmes brasileiros de todas as épocas, pela influência na produção de filmes de longa-metragem e de curta metragem, documentários. Preso e torturado durante o período da ditadura por sua dedicação ao cinema, Cosme Alves Netto era considerado como o embaixador das cinematografias da América do Sul.

Foi curador por 40 anos da Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM-RJ) e programador do lendário Cine Paissandu, quando este, através de exibição de filmes marginalizados pelos circuitos tradicionais, familiarizou milhares de jovens com o cinema europeu, sobretudo a Nouvelle Vague francês, cinema japonês, sueco, italiano, tcheco, polonês, russo e latino-americano.

Disseminou pelo Brasil o movimento cine-clubismo, que influenciou a formação no País de uma geração de cineastas que fecundariam o cinema brasileiro com as ideias de um novo cinema – Cinema Novo, o Cinema Novo do Brasil, como passou a ser conhecido no exterior.

A Exposição sobre o cineasta Cosme Alves Netto conta com banners produzidos pelos alunos do curso de História da Uern, a partir do material digitalizado no NUDOPH. Além disso, objetos como medalhas, comendas, troféus e documentos pessoais de Cosme Alves Netto estão expostos à visitação.

Confira mais detalhes no perfil do Instagram @exposicaocosme.