uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Em sua primeira reunião do ano de 2024, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) aprovou a minuta de resolução que autoriza a criação do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Agente de Desenvolvimento Cooperativista.

Realizado na modalidade presencial, o curso é vinculado ao Departamento de Administração, da Faculdade de Ciências Econômicas (Facem), com carga horária de 160 horas/aula. Serão ofertadas 40 vagas, com previsão de duração de cinco meses.

O curso faz parte do Programa Qualifica Mais, no qual a Uern é atua como Instituição ofertante. Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (Seec), o Qualifica Mais é um programa do Governo Federal de qualificação profissional voltado para a inserção de jovens e adultos no mundo do trabalho.

A primeira unidade a ser contemplada com o curso é a Escola Estadual Gilberto Rola, na comunidade Maísa, zona rural de Mossoró. “Através desse programa, a Uern chegará cada vez mais próximo das comunidades, com oportunidade de formação profissional”, destaca o titular da Diretoria de Admissão, Registro e Controle Acadêmico (Dirca), Mairton França.

A capacitação será ministrada por professores da Uern e monitores, que serão selecionados por Edital própria, a ser divulgado posteriormente. A previsão é que o curso tenha início no segundo semestre deste ano.

O curso será integralmente financiado pelo FNDE, em conformidade com o disposto na Portaria Nº 1042/2021 – MEC, cujo recurso já está disponível para execução.