uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Reunindo música, ações educativas, práticas de saúde e solidariedade, a edição deste ano do Carnaval Responsa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) tem início na próxima terça-feira (6) e se estende até quinta (8), com ações em todos os campi e nas residências universitárias.

Coordenado pela Pró-Reitoria de Ações Estudantis (Prae), com apoio diversos outros setores da Universidade, o Carnaval Responsa concentra diversas ações voltadas à segurança durante o período de Carnaval, levando informações sobre a prevenção de doenças, hábitos saudáveis e combate a preconceitos.

Na terça-feira, dia 6, a equipe da Uern estará presente no hemocentro de Mossoró, promovendo a campanha “Uern Sangue Bom”, que incentiva a doação de sangue neste período. As equipes da Prae e da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) estarão nos turnos de matutino e vespertino acolhendo e orientando a comunidade, em especial a acadêmica, sobre a importância do gesto de doar sangue.

Já no dia seguinte, na Uern Mossoró, serão realizadas práticas de saúde nas residências universitárias, envolvendo verificação de pressão, glicemia capilar, vacinação, consultas médicas e de enfermagem, testes rápidos e bioimpedância. Na Uern Natal, haverá distribuição de preservativos, kits informativos sobre prevenção IST, além de muita músicas carnavalescas e espaço instagramável para a comunidade acadêmica fazer suas fotos com máscaras e fantasias.

Na quinta-feira, serão realizadas as mobilizações nos corredores dos Campi de Assú, Caicó, Natal Patu e Pau dos Ferros, com ações como distribuição de kits e preservativos, testes rápidos, práticas de saúde, atrações culturais e orientações. Em Mossoró, terá o animado Bloquinho Carnaval Responsa, que mobilizará alunos e servidores pelos corredores do Campus até o Centro de Convivência com cartazes informativos e distribuição de kits de orientação para a prevenção à Saúde. A animação será acompanhada pela Banda de música – Carnaval e o boneco Zé Folia.

A Campanha Carnaval de Responsa vem sendo realizada desde 2020, e tem como objetivo orientar os estudantes para aproveitarem as festas carnavalescas com responsabilidade e segurança.

Além da Prae, também participam do Carnaval Responsa, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), Biblioteca, Ouvidoria, Curso de Enfermagem (Pau dos Ferros) e direção dos campi. As ações ainda contam com o apoio da equipe UBS Pintos, em Mossoró, a Equipe da UBS em Assú (Prefeitura do Assú), e Projeto Ateliê do Brincar (Curso de Enfermagem/Caicó).

Programação – Carnaval de Responsa

Campus Assú

8h e 20h30
– Práticas em Saúde no Campus: Verificação de pressão, glicemia, vacina, cartazes informativos e distribuição de kits de orientação para cuidados com a Saúde.

Local: Campus de Assú

Campus Caicó

Dia 8 de fevereiro

19h – Pinturas faciais com temas de carnaval.
– Entrega de plaquinhas com frases carnavalescas.
Local: Praça da Catedral/Avenida Seridó.

Campus Natal

Dia 7 de fevereiro

8h e 19h – Distribuição de preservativos, distribuição de kits informativos sobre prevenção ISTs.
Músicas carnavalescas, espaço instagramável com máscaras e fantasias
Local: Campus Natal

Campus Mossoró

Dia 6 de fevereiro
8h – Campanha Uern Sangue Bom
Local: Hemocentro Mossoró HEMOCENTRO MOSSORÓ – Uern Sangue Bom –

Dia 7 de fevereiro
8h – Práticas em Saúde na Residência Feminina: Verificação de pressão, glicemia capilar, vacina, consulta médica e de enfermagem, testes rápidos, bioimpedância.

14 h – Práticas em Saúde na Residência Masculina: Verificação de pressão, glicemia capilar, vacina, consulta médica e de enfermagem, testes rápidos, bioimpedância.
Local: Residência Universitária

8h30 – BLOQUINHO CARNAVAL RESPONSA
Banda de música – Carnaval e boneco Zé Folia
Local: Centro de Convivência do Campus Mossoró.

Campus Patu

Músicas carnavalescas, espaço instagramável com máscaras e fantasias
Local: Campus Natal

Campus Pau dos Ferros

Dia 8 de fevereiro
8h e 20h30 – Testes rápidos de ISTs, distribuição de preservativos femininos e masculinos.
– Apresentação de Músicas carnavalescas.
Local: Campus de Pau dos Ferros

Campus Patu

Dia 8 de fevereiro
8h e 19h -Distribuição de preservativos, distribuição de kits informativos, brincadeiras com sorteio de brindes,
músicas carnavalescas, espaço instagramável para fotos.

Local: Campus de Patu