uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

O Ministério da Educação e Cultura (MEC), após solucionar problemas técnicos, divulgou o resultado da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2024). Os(as) candidatos(as) conseguiram acessar o resultado na noite de ontem (31) e as Instituições receberam os relatórios na manhã de hoje, 1º de fevereiro. Neste ano, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) ofereceu 2.509 vagas nos cursos presenciais de graduação, espalhados nos Campi de Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros.

Ao todo, a Uern recebeu 21.569 inscrições, 18% a mais em relação a 2023. Os números revelam que 80.5% das pessoas que pleiteiam uma vaga na Uern são do Rio Grande do Norte e 94.5% dos(as) candidatos(as) são nordestinos(as).

Tendo como ponto forte a inclusão, 82,4% das inscrições foram direcionadas a vagas reservadas para ações afirmativas – Pessoas com Deficiência (PcD), Pessoas Pretas, Pardas ou Indígenas (PPI) ou Egressos de Escolas Públicas (EPP).

A reitora Cicília Maia acompanhou, inicialmente, a divulgação do resultado em Brasília, onde participava da Conferência Nacional de Educação (Conae 2024). “Estamos muito felizes com a chegada de novos estudantes à nossa amada Uern. O  aumento do número de inscrições reflete a qualidade do nosso ensino. Faremos uma boa acolhida a todos e todas. Sintam-se parte da Uern e se informem sobre nossa  política de assistência estudantil”, destacou a reitora.

O resultado individual da chamada regular pode ser consultado na página do Acesso Único

Veja a RELAÇÃO DE CONVOCADOS NA UERN

Na Uern, o curso mais concorrido foi Medicina (Campus Mossoró), com 2.899 inscritos e concorrência de 48.3 candidatos/vaga; em segundo aparece Enfermagem (Campus Mossoró) com 1014 inscritos e concorrência 25.3 candidatos/vaga; em terceiro lugar, Direito (noturno, Campus Mossoró), com 741 inscritos e concorrência 18.5 candidatos/vaga.

Classificada em primeiro lugar na ampla concorrência para o curso de Medicina, e primeiro lugar geral na Uern, a mossoroense Marina Beatriz fez 922,45 pontos. Aos 19 anos ela comemora aprovação no curso que tanto sonhou. “Foi a terceira vez que eu tentei, ano passado fiquei em segundo lugar na suplência, mas não fui chamada. Não esperava ser classificada em primeiro lugar esse ano. Fiquei muito feliz e aliviada por ver os meus esforços se transformarem em algo que eu almejava muito”, afirmou Marina, cujo desempenho a coloca como o primeiro lugar geral da Uern.

O esforço deu resultado, a jovem comenta sua rotina de estudos:
“Eu estudava de segunda a sábado até umas 21h e sempre descansava aos domingos. Além disso, eu fazia terapia e comecei a ir regularmente para a academia para melhorar o desempenho nos estudos” – Marina Beatriz, aprovada em 1º lugar de Medicina e 1º lugar geral da Uern.

Também aprovado em Medicina na cota PPI, João Guilherme Leão, é de Natal, tem 20 anos e foi a terceira vez que concorreu ao curso de Medicina.

“Estou já há três anos nessa empreitada para passar em Medicina, não tem sensação melhor do que ver o meu nome e finalmente poder abandonar o cursinho e  seguir outra etapa da minha vida. Por mais que não tenha caído a ficha direito, quando eu vi o resultado e saí para encontrar com os meus amigos, não teve sensação melhor de alegria, extasiado com tudo. Tô muito ansioso de verdade pra começar o curso. Simplesmente é o momento de maior alegria da minha vida” – João Guilherme, aprovado em 1º lugar de Medicina, na cota PPI, e 1º lugar geral nas ações afirmativas.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Fernanda Abreu, fala sobre o Processo Seletivo de Vagas Iniciais “O Enem/Sisu é o caminho para ingresso na Uern. Nossa Universidade oferece mais de 2.500 vagas em seus cursos de graduação presencial, momento em que todos que fazem a Uern estão trabalhando fortemente para receber aqueles e aquelas que vêm usufruir de nossa formação pública e de qualidade. Para nós e para quem acredita no poder transformador da Educação é um momento único”.

Aprovados(as) na Chamada Regular precisam ficar atentos aos prazos. O Cadastro Institucional (entrega de documentos) começa amanhã, 02 de fevereiro, e segue até o próximo dia 07.

Previsão de datas

CHAMADA REGULAR

Publicação da Lista de Convocados: 1º/02/24

Cadastro Institucional (envio da documentação): 02 a 07/02/24