uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), torna público o processo seletivo para alunos especiais no curso de Mestrado Acadêmico em Ciências da Linguagem – Semestre 2024.1. As inscrições vão de 1º a 15 de feveiro e serão realizadas, de forma exclusivamente online, por meio do SIGAA/UERN.

O PPCL oferece 55 vagas para alunos especiais, distribuídas entre as seguintes disciplinas: Pragmática, Tópicos em Estrutura e Funcionamento da Linguagem: Reflexões Sobre a Linguística Textual – a Referenciação e os Processos Referenciais, Tópicos em Estrutura e Funcionamento da Linguagem: Introdução à Linguística Computacional, Tópicos em Estrutura e Funcionamento da Linguagem: Análise de Dados Quantitativos para Linguistas, Seminário Temático: Introdução à Análise de Dados Quantitativos para Linguistas, Abordagens Críticas do Texto Literário, Tópicos em Literatura, Cultura e Representação – Branquitude, Racismo e Representação.

Poderão inscrever-se:

a) portadores de Diploma de Graduação em Letras/Linguística e Artes ou áreas afins, obtido em instituições reconhecidas pelo MEC, ou de outros cursos que, segundo avaliação do Colegiado do Programa, atendam aos objetivos do curso;

b) possíveis concluintes de curso de Graduação em Letras/Linguística e Artes ou áreas afins que já estejam à espera da Colação de Grau.

Para efetuar a inscrição na seleção, o candidato deverá preencher formulário de inscrição no SIGAA/UERN, anexando os seguintes documentos, todos em formato PDF:

a) carta de intenção (anexo I do edital);

b) cópias escaneadas do RG e do CPF;

c) cópia escaneada, em arquivo único, do Diploma de Graduação (frente e verso), reconhecido ou revalidado (para candidatos estrangeiros e/ou diplomas obtidos no exterior) pelo MEC;

d) no caso de aluno possível concluinte, anexar Declaração/Certidão de conclusão de curso, comprovando que o candidato está à espera da data de Colação de Grau, ou Declaração do Curso de que está em fase de conclusão, sendo que o Diploma deverá ser entregue até o término da disciplina em que estiver inscrito no PPCL, ficando assim condicionada a expedição da declaração de disciplina cursada como aluno especial.

Na carta de intenção, direcionada ao professor responsável pela disciplina, o candidato deverá justificar as razões que o motivam a cursar a disciplina como aluno especial. Serão indeferidas inscrições em que estejam faltando documentos, quaisquer que sejam, dos listados.

O resultado da análise será divulgado na página do Programa, entre 16 e 20 de fevereiro, acessível neste link. Deste resultado não caberá recurso.

Para efetivar a matrícula na(s) disciplina(s) como aluno especial, o candidato selecionado deverá:

a) enviar para o email ppcl@mestrado.uern.br cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00, devendo-se efetuar o pagamento apenas caso o candidato seja selecionado após a análise das cartas de intenção;

b) as matrículas dos candidatos selecionados serão realizadas no sistema SIGAA/UERN e serão efetivadas pela Secretaria do PPCL/UERN, cabendo ao aluno selecionado apenas criar senha para acesso ao SIGAA.

A taxa referida  deve ser paga de acordo com o número de disciplinas a serem cursadas.

O pagamento deverá ser efetuado obedecendo ao seguinte:

a) por meio de depósito ou transferência do tipo TED para a conta corrente nº 7972-3, agência nº 4687-6 do Banco do Brasil, em nome de UERN – Mestrado Linguagem (em caso de transferência bancária a partir de conta corrente de outros bancos, será necessário informar que se trata de Pessoa Jurídica e acrescentar o número do CNPJ da UERN: 08.258.295/0001-02), ou;

b) por meio de PIX, para a chave ppcl@mestrado.uern.br.

Para outras informações, o candidato deve acessar a página do PPCL ou entrar em contato com a secretaria do Programa pelo email ppcl@mestrado.uern.br.

Confira o edital neste link.