uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

“É uma satisfação muito grande ter sido aluno da Uern porque ela contribuiu não apenas para minha formação profissional, mas também para a pessoal. Valorizar a universidade pública é extremamente importante para a formação de grandes profissionais, não só do mundo jurídico, mas de todas as áreas da sociedade”, disse Clístenes Gadelha, Defensor Público Geral do Rio Grande do Norte, reconduzido ao cargo em solenidade na noite desta quarta-feira, 10, na capital. “Temos como principal projeto da Defensoria avançar para todo Estado”, complementou.

Natural de Alexandria, Clístenes Gadelha se formou em Direito pela Uern e é Defensor de carreira desde 2008. Na Defensoria, acumula experiências na área cível e possui passagens em outros cargos administrativos da instituição como Corregedor Geral e Subdefensor Público Geral.

“A Uern prestigia e parabeniza Clístenes Gadelha, egresso do curso de Direito da FAD, por sua recondução ao cargo de Defensor Público Geral do RN. A posse nesta noite é um testemunho da dedicação exemplar ao serviço público e à defesa incansável dos direitos dos cidadãos e cidadãs. Que este novo mandato seja marcado por conquistas e avanços, fortalecendo ainda mais nossa missão de garantir acesso à justiça para todas as pessoas”, frisou o reitor em exercício da Uern, professor Chico Dantas.

Reitor em exercício, Chico Dantas (à direita) parabeniza Clístenes Gadelha que foi reconduzido ao cargo de Defensor Geral do RN.

Defensor Geral do RN no biênio 2022-2024, Clístenes foi reeleito com 66% dos votos dos defensores.  Formada a lista tríplice, foi renomeado pela governadora Fátima Bezerra em 04 de dezembro de 2023. “A recondução ao cargo se dá pelo reconhecimento da competência e dedicação ao longo de sua trajetória”, enfatizou a governadora.

A Defensoria Pública tem o papel de oferecer orientação jurídica, além de defender, em todos os graus, os necessitados. A Constituição Federal designa a Defensoria Pública do Estado a prestar essa assistência, integral e gratuita, aos que comprovarem insuficiência de recursos.

Atualmente, o Rio Grande do Norte tem 102 defensores públicos atuando em todas as comarcas e possui 40 núcleos de atendimento. Em 2017 possuía apenas 08 núcleos. O estado tem uma cobertura de 70% das comarcas e de quase 92% da população.

Fotos: Will Vicente