No ano em que completou 55 anos de história, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) tem muito a celebrar. Muitas conquistas e avanços nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, inovação, inclusão e assistência estudantil marcaram este ano de 2023, consolidando cada vez mais a instituição como uma universidade socialmente referenciada e um espaço de transformação social.
“O ano de 2023 foi um ano de muito trabalho e resultados. Estamos conseguindo o fortalecimento institucional via autonomia financeira; conquistamos o recredenciamento da nossa Universidade pelo Conselho Estadual de Educação; melhoramos indicadores educacionais e nos conceitos de diversos cursos; avançamos na modernização tecnológica; pautados pela sociedade e seguindo nossa missão institucional estamos contribuindo para uma sociedade mais desenvolvida através das nossas ações ensino, pesquisa, extensão e inovação”, frisa a reitora Cicília Maia.
A Uern melhorou os indicadores de qualidade e foi recredenciada com conceito 4,5 pelo Conselho Estadual de Educação, de um máximo de 5. Recredenciar uma instituição de ensino superior significa dizer que ela está apta a continuar a oferta de vagas e diplomação de alunos, tomando como referência uma formação acadêmica de qualidade.
No Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2021, a Uern teve avanços. Conquistando a nota 04, a Universidade se consolida como instituição de referência no ensino superior do País, sendo a sétima instituição estadual mais bem avaliada no Nordeste. O valor máximo do IGC é 05. E o conceito Enade, que é um dos indicadores de qualidade do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, também aumentou.
Ciente da sua missão de formar pessoas, a Uern graduou neste ano aproximadamente 1.300 profissionais de várias áreas. Em cada sorriso de um graduado, o real sentido do trabalho da Universidade: a realização de sonhos e a transformação de vidas por meio da educação.
Anualmente, a Uern oferta 2.509 vagas no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) nos cursos presenciais, que utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essas vagas são distribuídas em 57 cursos presenciais espalhados pelos campi de Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros. Além disso, a Uern ofertou 750 vagas em sete cursos de licenciatura na modalidade a distância.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
Mais do que ofertar oportunidades de acesso ao Ensino Superior, a Uern tem a preocupação de garantir a permanência dos estudantes, em especial os que vivem em situação de vulnerabilidade social, até o final da sua graduação. Para fortalecer as ações voltadas para este fim, a Uern criou a Política de Assistência Estudantil (PAEST) da Instituição.
O documento, aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) em dezembro de 2023, norteará os programas e ações que visam a garantia de acesso, de permanência e de conclusão dos cursos de graduação e pós-graduação presencial/EAD e stricto sensu por parte dos(as) estudantes uernianos(as). “A Paest reflete o compromisso da Uern em proporcionar uma formação de qualidade, promovendo a inclusão e garantindo a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica no ensino superior”, declara a reitora Cicília Maia.
Ainda nas ações que impactam diretamente na política de assistência estudantil, a Uern reajustou as bolsas de estágio, ensino, extensão e pesquisa em 75%. Também teve um aumento de mais de 100% no investimento de programas de permanência estudantil e de 74% nos beneficiados com programas de permanência estudantil. Ademais, serão criados dois novos auxílios: auxílio alimentação e auxílio transporte.
PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Para além da graduação, a Uern vem se consolidando na formação continuada. Somente em 2023, a Uern diplomou 325 mestres e 49 doutores, fortalecendo a pós-graduação no interior do Estado.
A implantação de programas de pós-graduação na Universidade completou 15 anos neste ano, e atualmente possui 25 Programas de Pós-Graduação em várias áreas, sendo 25 cursos de mestrado e 5 doutorados.
Em 2023 a Uern conquistou três cursos de mestrado: Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva, com sede na Universidade Estadual Paulista (Unesp); Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (Profsocio), coordenado pela Universidade Federal do Ceará (UFC); e o Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde – Profsaude (Mestrado).
Também foi aprovado pela Capes o curso de doutorado do Programa Profissional em Ensino de História (ProfHistória) com conceito 5, a nota mais alta nessa modalidade de curso.
Já no final de 2023, a Capes anunciou a conquista de outro doutorado. O Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO) fruto de uma associação ampla entre a Uern, Ufersa e IFRN recebeu uma nota 4 na última avaliação quadrienal e conquistou o doutorado.
A Instituição ainda tem se destacado na inovação. Em 2023, a Uern somou oito invenções patenteadas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável por gerir o sistema brasileiro de concessão de patentes, seja como autora principal ou cotitular com outras Universidades. Ademais, a Uern tem dezenas de pedidos em andamento.
SIGAA
Para otimizar os processos acadêmicos, a Uern implantou em 2023 o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), que representou um grande avanço na modernização dos sistemas. O SIGAA possibilitou a matrícula mais flexível e extensa, diminuindo drasticamente os processos na Câmara de Ensino para ajustes de matrícula.
Ainda pensando no bem-estar do aluno, foram realizadas várias melhorias estruturais nos seis campi. Serviços de recuperação de blocos de sala de aula, construção de tanques sépticos e sumidouros, realizados serviços de manutenção e melhorias na infraestrutura elétrica, dentre outros serviços de manutenção em geral.
PARA ALÉM DO MURO DAS UNIVERSIDADES
Em 2023 a Uern fortaleceu suas ações junto à comunidade, reforçando o seu papel como universidade socialmente referenciada. Mais de 200 mil pessoas foram diretamente beneficiadas com os projetos institucionalizados e eventos promovidos pela extensão.
Uma ação social da Uern de bastante impacto foi a soltura de Gabriel, o primeiro peixe-boi marinho reabilitado no Rio Grande do Norte a ser devolvido para seu habitat. Um trabalho do Projeto Cetáceos da Costa Branca, que ao longo do ano fez a soltura de outros dois peixes-bois: Rosa e Zé Grande.
Outro destaque é o projeto “Campeões da ADNP”, aprovado na Lei RN Esporte+Lazer, com patrocínio do Governo do Estado e da 3R Petroleum. O projeto beneficia centenas de estudantes de escolas públicas do RN, que participam de aulas gratuitas de natação nas piscinas da Uern e Ufersa, em Mossoró, e do Caic e Colégio Expansivo, em Natal.
A Uern ainda firmou convênio com o Comitê Paralímpico Brasileiro e implantou, no Campus Mossoró, um Centro de Referência Paralímpico (CRP). O Centro beneficia não somente os praticantes dos esportes e futuros medalhistas paralímpicos, mas também os estudantes de Educação Física e de outros cursos que poderão desenvolver atividades de pesquisa e extensão.
Fortalecendo seu perfil de Universidade socialmente referenciada, inclusiva e includente, a Uern sediou nos meses de maio e setembro o Festival Paralímpico Loterias Caixa, realizado simultaneamente em 118 localidades de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, o Festival reuniu cerca de 21 mil participantes, e visa incentivar a prática esportiva, conhecer e experimentar esportes paralímpicos, descobrir novos(as) atletas, promover a inclusão social e difundir o movimento paralímpico pelo país.
Outro marco importante foi o 70º Fórum Nacional da Associação de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. Após 19 anos, a Uern sediou esse importante evento, que reuniu reitoras e reitores de todo o Brasil. Um dos pontos altos do evento foi a divulgação do documento “Carta de Mossoró”, com propostas e intenções a serem implementadas pelas instituições.
Uma grande conquista foi a outorga da TV Educativa junto ao Ministério da Comunicação e à EBC e passamos a compor a Rede Nacional de Comunicação Pública. Em 2024, a Uern vai conquistar a FM Educativa. A Universidade também terá um canal público de TV, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
A Uern realizou muitos eventos em todos os campi, capacitou servidores e realizou projetos de pesquisa, de extensão e inovação, além de ações que colocaram a diversidade, inclusão, assistência estudantil e formação em destaque. Entre os eventos destacam-se a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Feira do Livro no Campus Mossoró, Feira das Profissões em todos os Campi, duas edições do Festival Paralímpico, o Festuern e a recepção de novos estudantes nos Campi.