uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Na manhã desta quinta-feira,14, a Diretoria de Ações Inclusivas (Dain) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizou o Encontro de Formação, Saberes e Práticas de Inclusão no auditório da Faculdade de Educação Física (Faef), Campus Mossoró. O professor, jornalista e advogado Cid Augusto palestrou na oportunidade sobre o papel da sociedade à luz da Lei Brasileira de Inclusão (LBI).

De acordo com a professora Ana Lúcia Aguiar, titular da Dain, o evento teve a finalidade de socializar o fechamento das propostas dos ciclos formativos do ano de 2023, realizados pela equipe multiprofissional da Dain e contou com a presença de órgãos públicos e instituições que recebem essas capacitações, que são as prefeituras potiguares e a 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc).

Além disso, a iniciativa fez alusão ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro.

“A formação continuada, com as instituições parceiras da Uern, é a proposta central da Dain, porque o que nos une é a inclusão, é a defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Nós precisamos desenvolver essa prática dos direitos e deveres, para a construção da autonomia e independência das pessoas com deficiência, disse Ana Lúcia.

Com apenas 13 anos, Adrian Oliveira é um adolescente com transtorno do espectro autista (TEA). Ele discursou no encontro: “Se vocês fossem autistas no meu lugar, que mundo vocês gostaria de ter? Nós só queremos ser respeitados, todos nós queremos, porque lugar de autista é em todo lugar”.

A reitora Cicília Maia agradeceu às instituições que abrem as portas para as capacitações da Uern. “Essa pauta de inclusão é complexa, e nossa Universidade se coloca como um agente de Inclusão. Para nós, é uma riqueza e uma alegria poder contribuir de tamanha maneira”.

No evento, o Fórum das Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região entregou homenagens à reitora e à professora Ana Lúcia.

Também presente, o vereador Paulo Igo falou que a luta pela inclusão das pessoas com deficiência é “um trabalho de formiguinha”. “Mas vamos vencer. É uma honra estar lutando para uma classe que é excluída”.

“Nós estamos atrasados nessa luta. Estamos em pleno 2023 e uma lei que entrou em vigor em 2016 [que é a LBI] é completamente desconhecida por nós. Nós, sociedade, ignoramos o nosso dever legal em relação às pessoas com deficiência. Talvez a lei precise ser mais divulgada”, comentou Cid Augusto, que atualmente exerce o cargo de professor substituto na Uern, no início de sua palestra.

Fotos: Nathan Figueiredo/Uern