uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

A Escola de Extensão da Uern (EdUCA) apresentará um auto natalino com mais de 200 atores em cena no pátio do Complexo Cultural do Campus de Natal. A entrada é gratuita, e o espetáculo será apresentado sexta-feira (15) e sábado (16), sempre a partir das 19h, com expectativa de público de mil pessoas por dia.

Com o espetáculo A Reinvenção do Mundo, em 2023, a Uern realiza a 3ª edição do projeto do Auto de Natal, que em 2018 e 2019 foi apresentado com o espetáculo no Reino de Pindorama, ambos com roteiro e direção artística de Denilson David e coreografia de André Rosa.

O espetáculo é uma produção artística de base comunitária construída a partir do trabalho sistemático de formação inicial em teatro e dança executado pela UERN em Natal, no Complexo Cultural da UERN, por meio da Escola de Extensão da UERN – EdUCA.

No palco, estarão cerca de 213 atores e bailarinos com idades entre 5 e 75 anos, e uma equipe de produção de aproximadamente 30 pessoas. Toda a pesquisa e produção do evento é da comunidade, dos alunos das atividades de extensão, dos professores e da equipe técnica da EdUCA e UERN Natal.

Compõem o elenco alunos das turmas de Ballet baby, ballet infantil, ballet adulto, dança contemporânea, dança mix, teatro infantil, teatro juvenil, teatro adulto e teatro na maturidade.

“Por meio do Auto é possível agregar concretamente à formação inicial em teatro e dança às etapas de pesquisa, criação, montagem e realização artística.  Com isso, ganham os alunos e o público que pode experienciar um espetáculo construído a muitas mãos”, comenta a diretora geral do auto, professora Irene van den Berg.

A “Reinvenção do Mundo” é uma jornada emocionante e inspiradora que explora a capacidade de redenção da humanidade e a importância de mudanças pessoais para transformar o mundo. Esta peça cativante e cheia de esperança combina elementos da cultura erudita e popular, mostrando que o verdadeiro espírito do Natal vai além dos presentes materiais e está na capacidade de amor e transformação.

“Este ano, a encenação busca provocar uma reflexão sobre a necessidade de um mundo melhor, mais humano, justo e igualitário, questionando a responsabilidade de nossas atitudes individuais e coletivas diante da sociedade. É um espetáculo leve e divertido que promete encantar e proporcionar boas reflexões”, revela o dramaturgo Denilson David.

A Realização é da Escola de Extensão da UERN  (EdUCA), diretoria da Pró-Reitoria de Extensão no Campus da UERN Natal, através dos grupos artísticos de teatro, Baobá, e de dança contemporânea, Cinese, em parceria com o Governo do Estado, através da Fundação José Augusto.

Sinopse do espetáculo

A Reinvenção do Mundo é um Auto de Natal que se desenrola a partir de uma conversa entre o pequeno Zezinho e sua avó Beta sobre o verdadeiro significado do Natal. A curiosidade de Zezinho o leva a uma profunda reflexão sobre o porquê de as pessoas pedirem presentes durante o Natal em vez de oferecer algo ao verdadeiro aniversariante, Jesus. Isso inspira Vovó Beta a contar uma história mágica que une o sagrado e o profano, o divino e o terreno.

A trama se desdobra quando um grupo de anjos e santos, liderado pelo Arcanjo Miguel, recebe a notícia de que o Natal que se aproxima será o último no plano terrestre, pois a humanidade desgostou o Criador com suas ações negativas. Eles então se reúnem para encontrar uma maneira de impedir o fim do mundo e de evitar a superlotação do purgatório.

O dilema leva a uma solução surpreendente: reinventar o mundo. Eles decidem presentear o Criador com algo tão comovente que o faça recuperar seu amor pela

humanidade, reescrevendo a história humana, promovendo o bem e eliminando a maldade presente na Terra. No entanto, dadas as circunstâncias caóticas na humanidade, a única opção viável é encontrar a misteriosa Árvore da Vida, localizada onde Judas perdeu as botas, e encontrar a fruta do Conhecimento para reinventar o mundo.

A missão de encontrar a Árvore da Vida recai sobre o inseguro e atrapalhado anjo Zadiel, que enfrentará desafios terríveis, incluindo lutar com Asmodeus e suas sete faces, que semeia o caos por onde passa. Zadiel se depara com a fome, a miséria, a destruição da natureza, o preconceito, a ganância, o ódio desenfreado e a violência desmedida. No entanto, ele descobre que para reinventar o mundo é fundamental reinventar a si mesmo.

Serviço:

Auto de Natal A Reinvenção do Mundo

Quando: 15 e 16 de dezembro,19h

Onde: Complexo Cultural da UERN (Av. Dr. João Medeiros Filho, 3419, Potengi – Natal/RN)

Quanto: Entrada gratuita