O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) convida a comunidade acadêmica para a defesa de dissertação de Mikael Jakson Silva Gomes, por videoconferência, nesta terça-feira, 12, às 15h.
“Vínculos sobre Parâmetros Cosmográficos Utilizando Dados de Redshift Space Distortion” é o título do trabalho, cuja banca avaliativa será composta pelo professor Edesio Miguel Barboza Junior – UERN (presidente e orientador), pela professora Maria Aldinêz Dantas – UERN e pelos professores Cornelio Rodrigues Filho – UFRPE e Hidalyn Theodory Clemente Mattos De Souza – Ufersa.
Os(as) interessados(as) em assistir devem solicitar o link pelo e-mail ppg.fisica@uern.br.
Resumo
A constante de Hubble, H₀, o parâmetro de desaceleração, q₀, e o parâmetro jerk, j₀, estão entre os parâmetros mais procurados na cosmologia. Esses parâmetros fornecem informações sobre a taxa de expansão, aceleração e taxa de aceleração do universo, respectivamente. Nos anos finais do século XX, as medições da distância da supernova Ia revelaram que q₀ < 0, indicando que o universo está atualmente em aceleração. O modelo que melhor explica esta aceleração cósmica é o chamado modelo ΛCDM. No entanto, existe uma discrepância significativa entre a estimativa global de H₀ (que se baseia no modelo ΛCDM) e a estimativa local de H₀ (que é independente do modelo), totalizando aproximadamente 4σ. Esta discrepância coloca desafios ao modelo ΛCDM. Neste contexto, o parâmetro jerk torna-se um fator crítico para validação do modelo ΛCDM, onde j₀ = 1. Nesse trabalho realizamos uma expansão em série de fσ₈ e utilizamos a equação diferencial que fornece a evolução temporal de fσ₈ como uma fórmula de recorrência para expressar os coeficientes da série em termos dos parâmetros cinemáticos q₀ e j₀. Através deste processo, vários parâmetros emergem como parâmetros livres, incluindo f₀σ₈₀, q₀, j₀, Ωₘ₀ e σ₈₀. Em seguida, usamos os dados fσ₈ para restringir esses parâmetros livres. Os limites do Planck 2018 em Ωₘ₀ e σ₈₀ são empregados para quebrar a degeneração entre os parâmetros. Nossa análise revela que j₀ ≠ 1 no nível 1σ.