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O livro “Docência nas políticas de currículo na Ibero-América – demandas em disputa”, coordenado pela professora Dra. Marcia Betânia de Oliveira, da Faculdade de Educação (FE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), e pelas professoras Dra. Rosanne Evangelista Dias e Dra. Veronica Borges, ambas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), será lançado às 17h de hoje, 06, na Livraria da Editora da instituição carioca (EdUERJ).

Com a professora Dra. Meyre Ester Barbosa de Oliveira, diretora da FE, Márcia Betânia de Oliveira assina ainda o texto “Docência sitiada: políticas de premiação/bonificação em foco”.

A organizadora explica que o livro se mostra como uma contribuição nas/das pesquisas em Educação, sobre políticas de currículo e docência especialmente no espaço ibero-americano.

“Reúne pesquisadores que vêm produzindo investigações no Brasil e em outros países da região ibero-americana para discutir as políticas de currículo para a docência produzidas em diferentes escalas regional, nacional e local abordando questões que envolvem a formação inicial, continuada, avaliação, desempenho, trabalho docente, regulação, gerencialismo, entre outros importantes temas”, detalha Márcia Betânia.

A docente acrescenta que o conjunto da obra engendra análises de como a Ibero-América vem colocando em marcha políticas de currículo para a docência em um contexto de incertezas, tensões e complexas articulações políticas.

Lançamento

Prefaciado pela professora Dra. Alice Casimiro Lopes, da UERJ, o livro faz parte da programação de lançamento da “Rede Latino-Americana de Estudos Curriculares”, que busca estabelecer e consolidar relações internacionais, nacionais e institucionais entre os estudiosos do Currículo, proporcionando um espaço de diálogo constante entre pesquisadores do tema.

A Rede Latino-Americana de Estudos Curriculares tem a seguinte coordenação: Alícia de Alba (UNAM, México); Alice Casimiro Lopes (Uerj, Brasil); Daniel Johnson (UChile, Chile); Silvia Morelli (Universidad Nacional de Rosario, Argentina), com apoio do projeto Capes PrInt Políticas de Currículo, do PROPED/UERJ.