uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Contando com dois novos auxílios e expandindo os programas já existentes voltados ao apoio aos estudantes, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) dará um salto na área da assistência estudantil em 2014. A partir de janeiro, a Instituição irá ampliar do número de alunos contemplados com os programas de auxílio estudantil e reajustar o valor dos benefícios.

Com as mudanças previstas para o próximo ano, o número total de estudantes contemplados pelos programas passará de 405, em 2023, para 705, em 2024, representando um aumento de 74% no número de discentes beneficiados. Já o montante empregado nos auxílios saltará de R$ 127.800 para R$ 279.250, o que representa um incremento de 118% no valor destinado aos programas.

Os três principais programas com auxílio concedidos pela Universidade – Programa Auxílio-Creche (PAC), Programa de Apoio ao Estudante (PAE) e Programa de Moradia Universitária (PMU) – terão aumentos expressivos na quantidade de benefícios concedidos ou no valor repassado mensalmente aos estudantes.

No caso dos programas de Apoio ao Estudante e de Moradia Universitária, por exemplo, o valor das bolsas será reajustado em 50%, passando de R$ 300 para R$ 450. Já o Auxílio-Creche terá uma ampliação de 59% no número de benefícios a serem concedidos, além de uma expansão de 25% no valor do auxílio. No próximo ano, a Uern disponibilizará ainda 38 bolsas para o Auxílio Inclusão Digital, com a parcela única de R$ 1 mil.

As bolsas referentes aos estágios não obrigatórios no âmbito da Uern, por sua vez, também foram reajustadas, passando por um aumento de 75%.

Para a estudante Isabelle Ingrid, que recebe o auxílio do PAE, o reajuste no valor da bolsa vai ajudar bastante. “Com o aumento, vou poder investir na compra de um notebook ou um tablet pra usar como ferramenta de estudo”, afirma.

A estudante Maria Olisa, que recebe o PAE, afirma que o valor da bolsa é muito importante para se manter na Instituição. A estudante Fabíolla Maria, que já foi beneficiária do PAE, e hoje recebe o Auxílio-Creche, ressalta que os auxílios contribuem para sua permanência na Universidade.

“Como mãe solo, por vezes não tinha como sequer imprimir o material necessário. Com o auxílio não tive mais esse problema. Foi com o auxílio estudantil que consegui comprar um notebook para as aulas assíncronas e demandas da faculdade. Hoje com o auxílio-creche consigo pagar uma pessoa para ficar com os meus filhos e assim mantenho minha frequência sem precisar faltar por não poder pagar alguém para ficar com eles”, revela.

A reitora Cicília Maia destacou que essa é uma pauta dos auxílios estudantes muito importante. “Com muito trabalho e empenho, conseguimos fazer o realinhamento das bolsas estudantis para 2024. Sabemos que a maioria de nossos alunos são oriundos de escola pública, e situação de vulnerabilidade é grande. Por isso, é importante ações que possam garantir a permanência desses estudantes”, diz.

O Pró-reitor Adjunto de Assuntos Estudantis, Nestor Duarte, o reajusta das bolsas dos programas estudantis e a criação de novos auxílios expressam o compromisso da gestão com as ações de permanência estudantil e a efetivação de ações para a consolidação de uma universidade socialmente referenciada, além de atender as demandas do movimento estudantil. “Mais do que oportunizar o acesso ao Ensino Superior, temos que entender o perfil de nossos estudantes, e oferecer garantias para que eles possam permanecer na Universidade e concluir a graduação”, frisa.

NOVOS PROGRAMAS

Além do incremento dos programas existentes, a Uern contará com dois novos auxílios voltados aos estudantes: Auxílios Alimentação e Transporte.

O Auxílio Alimentação prevê a destinação de uma bolsa para contribuir com os custos de alimentação dentro da Universidade. Considerando que muitos estudantes passam o dia todo na Instituição, tendo que fazer as três principais refeições, o auxílio é uma forma de apoiar esses estudantes, dando um apoio aos custos para se manter na Universidade. O Auxílio Alimentação deverá beneficiar 150 discentes com repasse mensal de R$ 200.

Já o Auxílio Transporte contemplará 55 estudantes com benefícios de R$ 350. O valor é destinado a manter uma ajuda de custo para que os estudantes possam se locomover até a Universidade, tendo em vista que a maioria utiliza transporte coletivo ou caronas para pode se deslocar até os locais de aula.