uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

A Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) realizou, na tarde desta quarta-feira (22), sua reunião mensal com a participação de reitoras e reitores das instituições afiliadas. O encontro ocorreu de forma híbrida.

Cumprindo agenda em Brasília, a reitora Cicília Maia participou da reunião de forma presencial e convidou representantes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR) a participarem deste momento.

O objetivo foi discutir a parceria entre as universidades públicas estaduais e municipais com a EBC e Secretaria de Comunicação visando a expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), com a outorga de canais públicos de Rádio e TV educativos.

Vancarlos Alves e Octávio Penna falaram sobre convênio com a EBC

Representando as entidades federais, Vancarlos Alves, gerente executivo de Planejamento e RNCP; e Octavio Penna Pieranti, assessor da Secom-PR. Ambos tiraram dúvidas e explicaram questões sobre a transmissão, estrutura e equipamentos. “Ter parcerias com emissoras universitárias é fundamental para garantir o pluralismo de ideias e uma programação qualificada”, destacou Octávio Penna.

As instituições estaduais e municipais precisam manifestar interesse na parceria o quanto antes; até o momento 15 universidades manifestaram interesse. O prazo para envio da documentação solicitada encerra no dia 15 de dezembro de 2023.

A reitora Cicília Maia defendeu essa parceria como uma oportunidade para as instituições contribuírem com a democratização da comunicação. “Estamos muito animados com esse diálogo com a EBC e com Secretaria de Comunicação. Nesta quinta-feira, 23 de novembro, assinaremos o convênio da concessão do Canal de TV da Uern. E no próximo lote que contemplará instituições estaduais e municipais, conseguiremos a outorga de nossa FM Universitária. É muito importante que as instituições estaduais e municipais façam essa adesão”, afirmou Cicília.

A reunião da Abruem foi presidida pelo presidente Odilon Máximo. Também foram discutidas outras pautas, entre elas a constituição de uma Frente Parlamentar Mista em defesa das universidades estaduais e municipais, os convênios das instituições com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Outro assunto em pauta foi a viagem internacional da Abruem em 2024, que terá como destino o Canadá, com a missão de fortalecer os acordos vigentes com o país.

Apresentação do Relatório do 7Oº Fórum Nacional da ABRUEM

Na reunião, a reitora Cicília Maia apresentou o relatório final do 70º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Abruem, sediado pela Uern, em Mossoró, no período de 18 a 21 de outubro.

O Fórum teve tema geral “A capilaridade do ensino superior brasileiro: fortalecimento e reconhecimento das instituições de ensino superior estaduais e municipais no sistema nacional de educação”.

Bastante elogiado, o Fórum contou com grande representatividade. Um dos destaques foi a emissão da Moção de Paz e a Carta de Mossoró, que destacou os pontos discutidos no evento.

O Fórum reuniu um total de 35 universidades estaduais e municipais de todo o país, congregando um grupo de reitores, reitoras e suas respectivas equipes. Durante os dias de atividades, o evento contou com a participação de representantes de 18 estados brasileiros, que compartilharam o compromisso com o tema central do evento, sempre pontuado nas palestras, mesas-redondas e grupos de discussão, permitindo uma análise profunda dos desafios e oportunidades que as instituições de ensino superior estaduais e municipais enfrentam em todo o Brasil.

Os(as) participantes trocaram experiências e conhecimentos, enriquecendo o diálogo e estabelecendo diretrizes para o fortalecimento e avanço da educação superior no país.

O 71º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Abruem será realizado em Belo Horizonte, sediado pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).