uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Texto de Vitória Araújo, estagiária de Jornalismo

A Uern deu início, nesta segunda-feira (20), à programação alusiva ao Mês da Consciência Negra, que envolve todos os campi da Universidade e marca o aniversário da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (Diaad).

As atividades contaram, durante a manhã, com o “Mercado Negro – feirinha artesanal com artistas negros – e apresentações culturais de artistas locais, com Odara Júlia e o grupo Logun Edé e Afoxé Estrela da Manhã.

Raquel Medeiros, artesã e egressa da Uern, que participou da feira, relata a importância da feirinha “Mercado Negro” enquanto artista negra. Ela comenta que momentos como este ajudam a quebrar alguns preconceitos existentes.

“É muito importante momentos como esse, principalmente para nós, pequenos empreendedores pretos, porque nós sabemos de todas as dificuldades que enfrentamos no dia a dia para se estabelecer dentro do mercado também, por existir um preconceito muito grande, ainda firmado, em nosso país. Quando a gente tem espaços ofertados para nós, as pessoas passam a nos conhecer melhor, conhecer os nossos produtos, e a gente consegue quebrar alguns preconceitos existentes”, relata a artesã.

Durante a cerimônia que marcou a abertura da programação, no Centro de Convivência da Uern Mossoró, a reitora Cicília Maia salientou a importância de se trazer as discussões relacionadas ao evento para dentro da Universidade. “Nós somos, de fato, esse instrumento de transformação de uma sociedade que a gente merece e que a gente deseja. E o que é discutido aqui não fica só aqui na Universidade. Ao contrário, se propaga”, comentou a reitora.

Também presente à cerimônia, a professora emérita da Uern, Ivonete Soares, destacou a trajetória de luta de pessoas e instituições, nas últimas décadas, e a alegria de participar da programação desta semana. “É com muita gratidão e honra que participo desse momento. Nas religiões de matriz afro, os velhos são os guardiões da história e transmissores para as gerações presentes e futuras dessa historia de vida”.

Já a professora Eliane Anselmo, titular da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (Diaad), destacou o empenho da gestão da Uern em priorizar as questões étnico-raciais em suas ações. “Agradeço de maneira especial à professora Cicília e ao professor Chico, por desde sua carta-programa contemplarem essa pauta importante que são as questões étnico-raciais”, frisou.

A programação desta manhã contou também com um mural com exposição de fotos de ações da Diaad, no Centro de Convivência do campus.

Na tarde desta segunda-feira, será realizada a comemoração dos 20 anos da louvação ao Baobá, marco da resitência do povo negro na cidade de Mossoró. A programação conta ainda com de rodas de conversas, salas de leitura, oficinas de turbante e dança afro.

A programação completa, em todos os campi, pode ser acessada no perfil da Diaad no Instagram.

Confira fotos desta manhã neste link.