uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Para refletir sobre o Dia da Consciência Negra, o projeto de extensão “Direito e História: contribuição com a organização política em comunidades quilombolas do RN”, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), está promovendo uma programação especial nesta semana.

Nesta segunda-feira, 20 de novembro, a partir das 17h, será realizada uma mesa redonda via Google Meet, com o tema “A lei 11.645/2008 e a afrobetização como instrumento de promoção da igualdade e combate ao racismo”. A atividade será composta por Ady Canário, Paulo Márcio e Tales Damascena e com a mediação de Kycya Oliveira. Os interessados pode se inscrever neste formulário para receber o link.

Na terça-feira, 21 de novembro, a partir das 16h, na sala G1, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic/Uern), será realizada uma roda de conversa sobre “O racismo no mundo árabe-semita e a origem da práxis da escravidão racial” e o “Capitalismo e escravidão: as bases raciológicas do mundo moderno”, da obra “Racismo & Sociedade: Novas bases epistemológicas para entender o racismo”, de Carlos Moore, com a facilitação de Jéssica Fernanda e Eduardo Vitório.

Sobre o projeto – Criado em 2018, o projeto de extensão “Direito e História: contribuição com a organização política em comunidades quilombolas do RN” tem a participação de professores(as) e estudantes da graduação e pós-graduação dos cursos de Direito e História do Campus Mossoró da Uern, membros das comunidades quilombolas onde são desenvolvidas as atividades extensionistas e pesquisadores vinculados a outras instituições.

O objetivo é contribuir com a organização política das comunidades quilombolas do RN a partir de uma educação libertadora que possibilite aos seus moradores uma reflexão crítica sobre suas demandas, bem como o conhecimento de direitos que lhes são inerentes e a forma de exercê-los.

Saiba mais no perfil: @dhcquilombolas