uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Uma iniciativa audiovisual criada na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) figura em um material lançado pela Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) e pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) como exemplo de boa prática na comunicação pública no Brasil. A série Alô, Comunidade teve sua primeira temporada lançada em junho desse ano e, através de parcerias, está se espalhando pelo país através das tv’s universitárias, Canal Futura e a plataforma de streaming Globoplay.

O Alô, Comunidade foi criado como uma série para TV, com foco em ações extensionistas desenvolvidas pelas universidades e institutos federais em diálogo com comunidades, em diferentes regiões do país.

A iniciativa se originou na Uern, contou com a parceria inicial da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e depois se estabeleceu como uma extensa rede de colaboração entre instituições, tendo como fonte de inspiração o UniverCiência, programa com foco na popularização da ciência, criado em 2020, pela televisão educativa da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, a TV Uesb. A proposta então era desenvolver um programa similar ao UniverCiência, agora com foco na extensão.

A primeira temporada, com seis episódios, passou a ser exibida em junho de 2023 e a segunda temporada deve ser lançada em novembro. A rede cresceu com o êxito da primeira temporada e agora integra 50 diferentes instituições de ensino superior, entre federais, estaduais, municipais ou privadas, sob a coordenação compartilhada da Uern, UFS e Canal Futura.

Criador da série, o professor Esdras Marchezan, do curso de Comunicação Social e pró-reitor de Extensão da Uern, lembra que boa parte da audiência do Canal Futura é composta por educadores, e que o material produzido para o Alô, Comunidade é replicado em salas de aula, mas também em praças e outros espaços de educação não formal.

Maíra Bittencourt, Esdras Marchezan e Fabiano Morais na apresentação do projeto no Canal Futura

Para o futuro, as articulações com mais emissoras públicas é uma das prioridades.

“Quanto mais canais, maior o alcance da mensagem: a universidade é um patrimônio do povo brasileiro”, enfatiza Esdras. Segundo ele, há ainda um distanciamento da sociedade em relação às universidades e institutos federais, como lugares nos quais não se está autorizada a entrar, quando o que o programa Alô, Comunidade demonstra é que a universidade se realiza na relação com a sociedade, especialmente por meio da extensão.

Para o professor Fabiano Morais, diretor da Uern TV, ter um projeto reconhecido em nível nacional como case de sucesso na comunicação pública e que teve a origem na Uern é motivo de orgulho.

“O Alô Comunidade mostra um pouco do que as instituições de ensino superior produzem pelo país. E nós quando pensamos nisso, fomos super bem atendidos pela UFS, nossa parceira, e pelo Canal Futura, ao qual mantemos nove anos de uma produtiva parceria”, comentou.

Na opinião de Acácio Jacinto, gerente adjunto do Futura, a produção em rede com as instituições garante, ao canal, conteúdo com alta qualidade, fora do eixo de produção Rio-São Paulo e com diferentes sotaques, diversificação
que a emissora valoriza.

Acessos

Clique AQUI para assistir todos os episódios da série. Confira o material Comunicação Pública: Casos Excelentes, volume II, com o caso da Uern (página 91) e das outras instituições analisadas.

Resultados

Segundo o relatório DataFolha, aproximadamente 46 milhões de pessoas declararam assistir à programação do Alô, Comunidade, nos horários em que a série foi ao ar na tela do Canal Futura. O Ibope informa que a série alcançou, somente na TV por assinatura, 24 mil indivíduos por minuto.

Na semana da estreia, o Alô, Comunidade alcançou mais de 12,5 milhões de pessoas, sendo o segundo programa mais assistido no Futura, no primeiro semestre 2023.