uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

A Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAD/UERN) celebrou 30 anos nesta terça-feira, 24 de outubro, em evento realizado no Requinte Buffet em Mossoró.

O evento reuniu ex-diretores, ex-vice-diretores, ex-chefes de departamento, alunos, técnicos administrativos, professores e servidores aposentados que fizeram história na FAD.

O primeiro diretor, Paulo Linhares, disse que a criação da FAD representou uma virada de chave na história da UERN. “É um momento para nós de muita felicidade. É um momento em que a universidade pode ser chamada de universidade de direito, inclusive, havia uma proibição pelo Conselho Federal de Educação da UERN  não apenas de usar o nome ‘universidade’, mas também de registrar os seus diplomas. A Faculdade de Direito surge no momento em que a UERN se tornou universidade de fato e de direito”, lembra.

Filha o primeiro diretor, a atual diretora da FAD, Inessa Linhares afirmou que o evento é também um momento de reflexão. “Estamos celebrando com as pessoas que fizeram parte de todas as nossas conquistas. É um momento de relembrar o passado, celebrar as conquistas do presente e pensar no futuro”, frisou.

A vice-diretora Allyssandra Rodrigues destacou o documentário produzido pela Agecom/UERN em parceria com a UERN TV e a TCM que foi exibido na noite desta terça-feira. “É com enorme satisfação que a gente construiu esse momento. A memória da Faculdade de Direito estava se perdendo e precisávamos fazer um documentário”, acrescentou.

O vice-reitor Chico Dantas celebrou a qualidade do curso de direito da UERN que venceu o Selo OAB Recomenda nos anos de 2011, 2015, 2019 e 2022. “É uma trajetória vitoriosa. É um dos cursos mais bem avaliados do país. É um instrumento transformador dentro de nossa instituição”, analisou.

A reitora Cicília Maia avaliou que o momento de celebração é um reconhecimento as conquistas do curso nos últimos anos. “É um curso que tem indicadores de excelência em todo o Brasil. É um momento mais do que especial”, frisou. “Temos egressos da Faculdade de Direito que hoje ocupam cargos importantes em nosso Estado”, complementou.

História

Apesar da comemoração dos 30 anos da FAD ter acontecido ontem, a faculdade foi criada em 14 de setembro de 1993 quando se desligou do antigo Instituto de Ciências Humanas (ICH), Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (FAFIC).

Já o curso de direito foi criado em 6 de setembro 1976 e o início de suas atividades foi em 1º de março de 1977.