uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Texto de Vitória Araújo, estagiária de Jornalismo

Aluna egressa do Parfor Pedagogia da Uern Assú, Paula Roseane Santos de Lima publicou recorte de sua monografia em periódico especializado com qualis A2. Com o apoio da orientadora Francisca Elizonete, docente do departamento de Geografia, e do professor Rafael Pereira, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a publicação foi feita pela Revista Científica COCAR, da Universidade do Estado do Pará, com o título “Pedagogia Hospitalar: reflexões a partir do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, localizado em Natal/RN”.

A pesquisa apresenta uma análise sobre a relevância da Pedagogia Hospitalar no contexto das crianças e adolescentes hospitalizados, a partir de estudos e de questionários e entrevistas realizados junto à  direção do hospital e profissionais das áreas de Pedagogia e Assistência Social que atuam na unidade de saúde.

O estudo apontou que a   Pedagogia   no   ambiente   hospitalar   contribui   significativamente   tanto   para a escolarização  do  educando/hospitalizado,  quanto  para  sua  melhor  vivência  dentro  do  hospital, minimizando   prejuízos   emocionais   e   escolares   que   tendem   a   surgir   durante   o   período   de hospitalização.

Paula destaca os desafios do trabalho de conclusão de curso, como questões burocráticas ligadas à pesquisa e o deslocamento para chegar ao local da realização do estudo e o retorno dos questionários.

“Entretanto, apesar de precisar romper muitas barreiras, foi muito satisfatório realizar este estudo que nos proporcionou aproximação com a Pedagogia Hospitalar, área ainda pouco conhecida entre alguns profissionais da educação”, comenta a egressa.

Paula Lima comenta os desafios que enfrentou durante a pesquisa

A pesquisadora ainda ressalta que a publicação na revista Cocar a estimulou a continuar pesquisando e que se sente orgulhosa de ser professora e pesquisadora de um tema atual e relevante.

A importância do estudo e da publicação também foi apontada pela professora Naligia Bezerra, coordenadora institucional do Parfor/Uern.

“Os impactos produzidos com a formação promovida pelo programa ainda estão em andamento, como na publicação da ex-aluna Paula Roseane que concluiu em 2021, mas que ainda reverbera sobre a sua formação como professora-pesquisadora. A história revelará, seja por meio de dados quantitativos ou qualitativos as contribuições de um programa dessa natureza, demonstrando a responsabilidade social que tem a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte com a formação de professores no interior do estado”, frisa a professora.

A pesquisa pode ser acessada por meio deste link.