EN

ES

Search
Close this search box.
uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Em homenagem aos 55 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), o Governo do Estado do Rio Grande do Norte transferiu sua sede para a reitoria da Instituição. A solenidade de instalação da nova sede ocorreu na noite desta quarta-feira, 27, no pátio da reitoria.

A governadora Fátima Bezerra e parte do secretariado estarão na reitoria da Uern até sexta-feira, 27. A ideia é descentralizar a administração estadual, aproximando-a ainda mais da população de Mossoró e municípios vizinhos.

A solenidade de instalação do Governo contou com a presença da reitora Cicília Maia, do vice-reitor Chico Dantas, vice-prefeito João Fernandes de Melo Neto, “Fernandinho“, representantes dos governos municipais da região, da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de Mossoró e representantes de Secretarias, de órgãos e de entidades do Estado, além de representantes da comunidade acadêmica.

A reitora Cicília Maia deu boas-vindas a todos que fazem o Governo. “É um momento muito significativo sediar o Governo aqui na Uern, em especial nessa época em que estamos comemorando 55 anos”, declarou. Reforçando o tema geral da assembleia universitária deste ano, “A Uern também é sua”, a reitora frisa a presença do Governo representa uma valorização e reconhecimento ao papel da Uern. “Queremos aqui reafirmar o compromisso da Uern com a transformação social”.

A governadora Fátima Bezerra externou que é muita satisfação instalar o Governo na Uern, por tudo que ela simboliza. “A Uern é patrimônio do povo do RN”, declara. Ela ressalta que é uma felicidade celebrar os 55 anos da Uern, com avanços e conquistas importantes, como por exemplo a sua autonomia plena, o plano de cargos, Carreiras e Remuneração. “Também estamos para lançar o concurso público da Uern, para o Edital deverá ser lançado até dezembro”, informou.

A transferência do Governo para Mossoró no final de mês de setembro também marca as comemorações dos 140 da abolição da escravatura em Mossoró. A cidade libertou os escravos em 30 de Setembro de 1883, cinco anos antes da Lei Áurea. “É uma alegria imensa estar com o Governo de Mossoró, celebrar a história de luta e resistência do povo de Mossoró”.

A deputada estadual relembrou a importância que a Uern tem para região e externou a alegria de comemorar os 55 anos com muitos avanços, como por exemplo, a autonomia financeira. “Hoje estamos aqui com o sonho realizado”. A deputada federal Natália Bonavides também reforçou a importância parceria com a Universidade, ressaltando o poder transformador da Instituição.

Na ocasião, a governadora Fátima Bezerra assinou a sanção da Lei que Institui a Política Estadual da Assistência Social do Rio Grande do Norte (SUAS). Também celebrou o ato de Lançamento para Instalação da Unidade de Serviços em RH na Central do Cidadão de Mossoró e autorização para o funcionamento de unidade semelhante em Apodi.

A Governadora ainda autorizou a celebração de dois termos de cooperação entre o IGARN e as prefeituras de Upanema e Ipanguaçu, criando Unidades municipais de Serviços em RH nesses municípios. E entregou as outorgas a usuários, com destaque para o bloco de 10 outorgas da empresa Global Agro Brasil Produção Comercialização de Frutas Ltda.

Nesta quinta-feira, 28 a governadora Fátima Bezerra, chanceler da Uern, participará da Assembleia Universitária, em comemoração aos 55 anos de aniversário da fundação da Universidade. ‘É um momento muito marcante. Em mais de meio século, a Uern já expediu mais de 56 mil diplomas. Isso tem um valor imensurável para o Estado”, disse.