uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Na noite da quarta-feira, 27, o Departamento de Ciências Contábeis e a Faculdade de Ciências Econômicas (Facem) realizaram a palestra “Tributação e Cidadania” no auditório lotado da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic).

Pedro Lopes, Secretário de Estado da Administração, e Francelino das Chagas, presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), foram os palestrantes da noite.

O evento ocorre no ensejo das comemorações dos 47 do curso de Ciências Contábeis e de 55 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Faz alusão ainda ao Dia do Contador, celebrado em 22 de setembro.

Auditório da Fafic estava lotado para o evento

“O curso de Ciências Contábeis tem sido um grande pilar na formação de profissionais qualificados que estão contribuindo com o desenvolvimento e a prosperidade da nossa sociedade. Que esses 47 anos sejam apenas o começo de uma jornada de mais sucesso e realizações”, disse a professora Wênika Costa, chefe do Departamento de Ciências Contábeis.

Ela destacou ainda que o curso do Campus Mossoró é reconhecido pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN (SEEC/RN) com nota 5.

Segundo lembrou o professor Leovigildo Cavalcanti, diretor da Facem, a Uern surgiu através desta faculdade – “a precursora da Instituição” –, que conta com mais de 1,2 alunos inscritos em cursos que incluem também Administração, Economia, Gestão Ambiental e Turismo. “É a maior faculdade da Universidade”.

Acrescentou que a Facem dispõe de cursos pós-graduação nas áreas de Economia e Gestão Ambiental, anunciando um doutorado na área de Gestão Ambiental e um mestrado profissional em Ciências Contábeis. “Isso mostra o quanto a Universidade, e principalmente a Facem, vem crescendo”.

O professor Jandeson Dantas, subchefe do Gabinete da Reitoria, representou a reitora Cicília Maia. Salientou que ela enviou “um abraço fraterno a todos os contadores e contadoras”.

“É com muita alegria e satisfação que recebemos esses convidados, ao tempo em que parabenizamos a todos os contadores pelo seu dia na semana passada, bem como parabenizamos o curso pelos seus 47 anos de existência. Todos que estão aqui fazem parte desta história”, disse.

De acordo com o professor, a Uern tem atualmente cerca de 11 mil discentes e mais de 1,4 mil colaboradores entre professores e técnicos-administrativos. Além disso, 87% de seu corpo docente tem mestrado ou doutorado, o que demonstra o crescimento da qualificação de seu quadro de profissionais.

Pedro Lopes, um dos palestrantes, ressaltou a importância do aniversário da Uern e disse estar muito feliz, juntamente com Francelino das Chagas, pela realização do evento.